Buscar

Em 1937, sob o pretexto de estar novamente na iminência de um golpe comunista, Vargas suspendeu as eleições que escolheriam o novo presidente. Deu ...

Em 1937, sob o pretexto de estar novamente na iminência de um golpe comunista, Vargas suspendeu as eleições que escolheriam o novo presidente. Deu ele mesmo um autogolpe, fragilizando de vez a já débil democracia brasileira. Para convencer a população a apoiar o golpe e justificar subsequente ditadura, Getúlio fez saber à nação que o comunismo era o inimigo mais perigoso da civilização cristã (Schwarcz, 2015, p. 373). A ditadura Vargas que inaugurou o Estado Novo foi um pacote de censura, forte repressão e intensa propaganda. Sobre a ditadura de Vargas, analise as proposições a seguir.


I. A ditadura de Vargas mostrou-se um governo contra a ideologia de esquerda embora inflasse uma ideologia de viés fascista que pôs sob controle todas as instituições, da escola aos sindicatos, reprimindo a politização dos temas sociais.
II. A partir do Estado Novo, com a Constituição de 1937, o federalismo foi abolido e o Executivo concentrou poderes e personificou-se na figura de Vargas, nos moldes do fascismo europeu.
III. A propaganda oficial se consolidou somente a partir da abolição da censura, após a liberação da televisão e dos programas jornalísticos, onde havia um intermediário e excluíram a participação de Vargas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as proposições sobre a ditadura de Vargas: I. A ditadura de Vargas mostrou-se um governo contra a ideologia de esquerda embora inflasse uma ideologia de viés fascista que pôs sob controle todas as instituições, da escola aos sindicatos, reprimindo a politização dos temas sociais. Essa proposição está correta. Durante a ditadura de Vargas, houve uma repressão às ideologias de esquerda, com controle das instituições e repressão aos movimentos sociais. II. A partir do Estado Novo, com a Constituição de 1937, o federalismo foi abolido e o Executivo concentrou poderes e personificou-se na figura de Vargas, nos moldes do fascismo europeu. Essa proposição também está correta. Com o Estado Novo, Vargas concentrou poderes no Executivo, abolindo o federalismo e adotando um modelo de governo mais centralizado, nos moldes do fascismo europeu. III. A propaganda oficial se consolidou somente a partir da abolição da censura, após a liberação da televisão e dos programas jornalísticos, onde havia um intermediário e excluíram a participação de Vargas. Essa proposição está incorreta. Durante a ditadura de Vargas, houve intensa propaganda oficial, que foi utilizada como instrumento de controle e manipulação da população. A censura foi aplicada e a participação de Vargas era amplamente divulgada nos meios de comunicação da época. Portanto, as proposições I e II estão corretas, enquanto a proposição III está incorreta.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image