Logo Passei Direto
Buscar

Música

Outros
10. A respeito dos modos gregos... "tem como nota marcante a 4ª aumentada, criando uma tensão com o quinto grau do modo. É muito utilizado na música brasileira, por vezes com uma alteração de 7ª maior para 7ª menor. É também muito utilizado na improvisação de jazz em cima de acordes maiores". De qual modo essa informação se refere?


A) lídio
B) dórico
C) mixolídio
D) frígio
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A informação fornecida se refere ao modo Mixolídio. Esse modo possui como nota marcante a 4ª aumentada, criando uma tensão com o quinto grau do modo. É muito utilizado na música brasileira, por vezes com uma alteração de 7ª maior para 7ª menor, e também é bastante utilizado na improvisação de jazz em cima de acordes maiores. Portanto, a alternativa correta é a C) mixolídio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

_____________________ consiste na leitura cantada de notas escritas, no nosso caso, em notação musical ocidental tradicional.
Complete a lacuna com a resposta correta:


A) O solfejo
B) A leitura dinâmica
C) O método musical
D) A divisão rítmica

Claude Abromont (1955- ), compositor, teórico e professor de análise do Conservatório de Paris, apresenta-nos um manual para a prática do chamado comentário de escuta, disciplina bastante comum na França, que consiste basicamente em uma análise de escuta com regras previamente estabelecidas. Para o autor, em uma análise de escuta relacionamos diversos conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas (teoria, história, harmonia, contraponto, acústica, entre outras) a fim de construir uma síntese daquilo que ouvimos, buscando compreender a música em sua totalidade (ABROMONT, 2010). Os elementos a serem percebidos podem ser muitos, desde os instrumentos que tocam, passando pela linguagem musical e chegando a aspectos mais subjetivos como as sensações desencadeadas pela música. Abromont divide esses elementos em sete categorias fundamentais. Dentre essas categorias indique a definição que se refere à determinação da linguagem:


A) Nesse item vamos buscar identificar primeiramente se a música é tonal, modal ou atonal. Para tal precisamos atentar inicialmente para a presença de uma tonalidade principal, um centro tonal, uma tônica, ou seja, uma nota/acorde que parece atrair mais atenção do que as outras.
B) Nessa categoria vamos falar sobre a substância a partir da qual a música é construída. Aqui vão as considerações sobre a melodia, os motivos, temas, células e ritmos. Em um primeiro momento vamos indicar como esses elementos são construídos e quais são suas características. Depois vamos atentar para as repetições, variações e desenvolvimento desses elementos, ou seja, qual seu percurso ao longo da música.
C) Atentar para a presença de elementos que estimulam uma densa rede de referências em torno da obra, sejam elas de ordem visual, expressiva, gestual, simbólica etc
D) É interessante que conheçamos os instrumentos padrão de algumas dessas formações, especialmente aquelas com as quais vamos trabalhar com mais frequência.

7. Para toda escala maior temos uma escala relativa menor, que compartilha das mesmas notas exatamente, porém começando de outro ponto. A relativa da escala de Dó Maior é?


A) Bm
B) Am
C) Dm
D) F#m

8. Para toda escala maior temos uma escala relativa menor, que compartilha das mesmas notas exatamente, porém começando de outro ponto. A tônica de tal escala relativa situa-se uma 3ª menor abaixo da tônica da escala maior, coincidindo com o sexto grau da escala maior. Assim, a escala relativa menor de Mi maior seria?


A) Am
B) G#m
C) C#m
D) Bm

Mais conteúdos dessa disciplina