Buscar

No setor público a questão da demanda é mais impactante, pois na maioria das vezes ela acaba sendo desconhecida por conta do legado de desassistênc...

No setor público a questão da demanda é mais impactante, pois na maioria das vezes ela acaba sendo desconhecida por conta do legado de desassistência que temos.
Podemos pensar em planejar a demanda considerando as características demográficas e epidemiológicas da população local:
• Demografia
Esta variável aparece em todos os cenários propostos, tendo o envelhecimento como uma das características centrais desde o último terço do século XX. Observa-se importante queda da mortalidade infantil, associada à redução da fecundidade e ao envelhecimento da população, com reflexos imediatos no consumo de serviços de saúde. Por exemplo, a população de 65 anos e mais demanda até quatro vezes mais internações que a média da população.
• Perfil epidemiológico
Elemento presente em todos os cenários, com consequências previsíveis. Desde o final do século XX, se está observando a redução da mortalidade por moléstias infectocontagiosas (a velha agenda), o aumento da mortalidade ocasionada pelas doenças crônico-degenerativas e causas externas (a nova agenda – as chamadas DANT – doenças e agravos não transmissíveis), o reaparecimento de enfermidades que faziam parte da agenda antiga (como a dengue, a tuberculose e o cólera, denominadas reemergentes) e o surgimento da 'novíssima agenda', representada por enfermidades infectocontagiosas emergentes (AIDS, hantaviroses, doença espongiforme humana, além de bactérias ultrarresistentes a antibióticos.). Os portadores de enfermidades crônico-degenerativas têm necessidade de cuidados por período mais longo que aqueles com doenças infectocontagiosas. As complicações das crônico-degenerativas, associadas ao aumento na faixa etária, levam à necessidade mais intensa por recursos tecnológicos.

Essa pergunta também está no material:

Administração 5 2periodo
8 pág.

Administração Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No setor público, a questão da demanda é mais impactante devido ao desconhecimento frequente dessa demanda devido ao histórico de desassistência. Para planejar a demanda, é importante considerar as características demográficas e epidemiológicas da população local. A demografia é uma variável presente em todos os cenários propostos, com destaque para o envelhecimento da população, que está associado a uma maior demanda por serviços de saúde. Por exemplo, a população com 65 anos ou mais demanda até quatro vezes mais internações do que a média da população. O perfil epidemiológico também é relevante, com a redução da mortalidade por doenças infectocontagiosas, o aumento da mortalidade por doenças crônicas e degenerativas, o reaparecimento de doenças antigas e o surgimento de novas doenças. Os portadores de doenças crônicas e degenerativas necessitam de cuidados por um período mais longo, o que aumenta a demanda por recursos tecnológicos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais