Buscar

As diversas transformações econômicas e políticas que se seguiram à queda do Império Romano do Oriente levaram os historiadores a convencionarem o ...

As diversas transformações econômicas e políticas que se seguiram à queda do Império Romano do Oriente levaram os historiadores a convencionarem o ano de 1453 como o marco do fim da Idade Média e do fim do feudalismo na Europa, fazendo do Império Bizantino um grande marco para as descobertas de novas terras, e para o desenvolvimento do capitalismo no mundo. À queda de Constantinopla, destaca-se:


I. Migração de intelectuais bizantinos para a Península Itálica, levando consigo muitos conhecimentos da cultura clássica preservada pelos bizantinos, influenciando o movimento cultural conhecido como Renascimento.
II. Aumento nos preços e nos impostos cobrados dos comerciantes europeus que compravam na rota do Mediterrâneo e o Mar Negro as mercadorias provenientes da Ásia.
III. Descobrimento de novas rotas para se chegar à Ásia partindo do Oceano Atlântico, culminando nos grandes descobrimentos.
IV. Dependência da região balcânica e da península itálica de toda sua produção própria, devido o processo de fechamento do comércio no Mar Mediterrâneo, no qual os turcos otomanos impediram o avanço europeu.
V. Arrefecimento das disputas religiosas entre Cristãos e Mulcumanos.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL
1 pág.

História da Idade Média Oriental Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As transformações econômicas e políticas que se seguiram à queda do Império Romano do Oriente, em 1453, tiveram um impacto significativo na Europa e marcaram o fim da Idade Média e do feudalismo. A queda de Constantinopla, capital do Império Bizantino, trouxe algumas consequências importantes: I. Migração de intelectuais bizantinos para a Península Itálica, levando consigo conhecimentos da cultura clássica preservada pelos bizantinos, o que influenciou o movimento cultural conhecido como Renascimento. II. Aumento nos preços e impostos cobrados dos comerciantes europeus que compravam mercadorias provenientes da Ásia pela rota do Mediterrâneo e do Mar Negro. III. Descobrimento de novas rotas marítimas para chegar à Ásia, partindo do Oceano Atlântico, o que culminou nos grandes descobrimentos. IV. Dependência da região balcânica e da península itálica em relação à sua própria produção, devido ao fechamento do comércio no Mar Mediterrâneo pelos turcos otomanos, que impediram o avanço europeu. V. Arrefecimento das disputas religiosas entre cristãos e mulçumanos. Esses eventos contribuíram para o surgimento de uma nova era na Europa, marcada pelo Renascimento, pelos grandes descobrimentos e pelo desenvolvimento do capitalismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais