Buscar

Sabemos que a Holanda invadiu o nordeste no século XVII, por duas vezes. Primeiramente, na Bahia, em 1624 e depois em Pernambuco, em 1630. Nesse úl...

Sabemos que a Holanda invadiu o nordeste no século XVII, por duas vezes. Primeiramente, na Bahia, em 1624 e depois em Pernambuco, em 1630. Nesse último local obteve êxito e permaneceu na região, transformando aquela sociedade. Sobre o assunto, é correto dizer que:

I) Portugal e Espanha encontravam-se naquela época unidos na chamada União Ibérica e por isso o ataque de um inimigo a um deles implicava no ataque ao outro.
II) A Holanda já era um grande parceiro comercial dos produtores de açúcar do nordeste.
III) A Holanda resolveu invadir o nordeste porque começou a perder dinheiro com a proibição de negociar com os produtores de açúcar daquele local, uma vez que era inimiga da Espanha.
Apenas II e III
Apenas III
Apenas I e II

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL
1 pág.

História do Brasil Colonial Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é "Apenas II e III". A Holanda já era um grande parceiro comercial dos produtores de açúcar do nordeste e resolveu invadir a região porque começou a perder dinheiro com a proibição de negociar com os produtores de açúcar daquele local, uma vez que era inimiga da Espanha. Portugal e Espanha estavam unidos na União Ibérica, mas o ataque de um inimigo a um deles não implicava necessariamente no ataque ao outro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais