Buscar

O texto a seguir elaborado por Caio Prado Júnior, em sua obra História Econômica do Brasil se refere ao sentido da colonização na América portugues...

O texto a seguir elaborado por Caio Prado Júnior, em sua obra História Econômica do Brasil se refere ao sentido da colonização na América portuguesa: "(...) No seu conjunto, e vista no plano mundial e internacional, a colonização dos trópicos toma o aspecto de uma vasta empresa comercial, mais complexa que a antiga feitoria, mas sempre com mesmo caráter que ela, destinada a explorar os recursos naturais de um território virgem em proveito do comércio europeu. É este o verdadeiro sentido da colonização tropical, de que o Brasil é uma das resultantes; (...) Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu. (...)" (Boulos Jr, Alfredo. História-Sociedade e Cidadania) Assinale a alternativa que apresenta corretamente as características do modelo colonizador implantado no Brasil de acordo com a descrição do autor:


Estruturação do processo colonizador com base na complementariedade, uma vez que a produção privilegiava a produção para o mercado interno e para a burguesia mercantil. Dinâmica do sistema colonial mercantilista, utilização de mão-de-obra escrava entremeada com a assalariada, caráter monocultor e de importação, a fim de garantir a produção excedente.
Mecanismo do antigo regime de feitorias, utilização de mão-de-obra escrava, agromanufatura, constante presença de concorrentes, complementariedade das colônias espanholas para garantir o ideário de sustentação da união Ibérica.
Sistema colonial baseado em pequenas e médias propriedades, sustentado pelo trabalho assalariado ou familiar, de caráter monocultor para a sustentação do mercado interno.
Estrutura latifundiária, destinada a explorar o território para o comércio exterior, utilização de mão-de-obra escrava, predominantemente de origem africana, com a qual paralelizava o lucrativo tráfico.

Essa pergunta também está no material:

HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA
1 pág.

Historiografia Brasileira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com a descrição do autor Caio Prado Júnior, as características do modelo colonizador implantado no Brasil são: Estruturação do processo colonizador com base na complementariedade, uma vez que a produção privilegiava a produção para o mercado interno e para a burguesia mercantil. Dinâmica do sistema colonial mercantilista, utilização de mão-de-obra escrava entremeada com a assalariada, caráter monocultor e de importação, a fim de garantir a produção excedente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais