Buscar

Um professor ensinava a geografia energética do Brasil e em uma prova com questão dissertativa, conforme dados do mapa acima, perguntava por que a ...

Um professor ensinava a geografia energética do Brasil e em uma prova com questão dissertativa, conforme dados do mapa acima, perguntava por que a região com maior potencial energético eólico era a expressa no mapa. Os dados no mapa são de 2001 ‘’segundo estimativas, isso corresponde a um potencial de potência instalada de 143 GW CRESESB/CEPEL 2001).’’ A resposta que melhor satisfaz a pergunta é:


a) A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o fator fundamental que explica a capacidade energética das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A região Norte apresenta a segunda maior potencialidade do Brasil.
b) Os ventos contra-alísios são fundamentais para a região Sul do país, notadamente o Rio Grande do Sul, ser uma importante região produtora de energia eólica e concorrer com os maiores produtores da região Nordeste.
c) A constância eólica: ventos fortes e constantes, além de estáveis na mesma direção, com ausência de rajadas faz da região Nordeste a mais propícia à geração eólica. Ademais, os Estados do Rio Grande do Norte, do Ceará e da Bahia viram seus potenciais instalados crescerem significativamente na última década.
d) Os ventos alísios de nordeste, no hemisfério sul, e os alísios de sudeste, do hemisfério norte, são responsáveis pela maior capacidade de gerar energia em Estados como o Ceará e o Rio Grande do Norte. Outrossim, a disposição topográfica regional não funciona como barreira e recebe ventos constantes e fortes.
e) A região Nordeste do Brasil tem mais de 200 dias de luz solar, pois a aridez climática local dificulta a formação de nuvens e, portanto, a região é fortemente propícia à geração de energia eólica.

Essa pergunta também está no material:

5 SIMULADO EsPCEx - 2 DIA
17 pág.

História do Brasil Imperial Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta que melhor satisfaz a pergunta é a alternativa c) A constância eólica: ventos fortes e constantes, além de estáveis na mesma direção, com ausência de rajadas faz da região Nordeste a mais propícia à geração eólica. Ademais, os Estados do Rio Grande do Norte, do Ceará e da Bahia viram seus potenciais instalados crescerem significativamente na última década.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais