Buscar

Questão 1: Explique a estrutura da mucosa do trato gastrointestinal e seu papel nas funções de absorção e secreção.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! A mucosa do trato gastrointestinal é composta por três camadas principais: a camada epitelial, a lâmina própria e a camada muscular da mucosa. A camada epitelial é a mais interna e é responsável pela absorção e secreção de substâncias. Ela possui células especializadas, como as células absortivas, que absorvem nutrientes e água, e as células caliciformes, que secretam muco para proteger a mucosa. Logo abaixo da camada epitelial, temos a lâmina própria, que é uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Nessa camada, encontramos vasos sanguíneos, linfáticos e células imunológicas, que auxiliam na absorção de nutrientes e na defesa do organismo contra microorganismos invasores. Por fim, temos a camada muscular da mucosa, que é composta por fibras musculares lisas. Essa camada ajuda a movimentar o alimento ao longo do trato gastrointestinal, facilitando a absorção de nutrientes e a eliminação de resíduos. Em resumo, a estrutura da mucosa do trato gastrointestinal é essencial para as funções de absorção e secreção. Ela permite a absorção de nutrientes e água, além de proteger o trato gastrointestinal contra danos e infecções.

0
Dislike0
User badge image

Gianna Lanz

A mucosa é constituída por epitélio, lâmina própria, de tecido conjuntivo frouxo, e muscular da mucosa, de músculo liso. Conforme a região do tubo digestório, o epitélio pode ser estratificado pavimentoso, com função protetora, ou simples colunar, com diferentes tipos celulares para a absorção ou a secreção de substâncias. A lâmina própria pode conter glândulas e tecido linfoide. A muscular da mucosa geralmente consiste em uma subcamada interna circular e uma subcamada externa longitudinal de músculo liso. Ela promove o movimento da mucosa, aumentando o contato com o alimento. A submucosa é de tecido conjuntivo denso não modelado. Pode ter glândulas e tecido linfoide. Contém o plexo nervoso submucoso (ou de Meissner), com gânglios do sistema nervoso autônomo, cujos neurônios são multipolares e motores. Eles controlam o movimento da muscular da mucosa, a secreção das glândulas e o fluxo sanguíneo.

Diferentes tipos de glândulas produzem os diferentes tipos de secreção do trato gastrointestinal. As células mucosas atuam em resposta a irritação local e produzem muco que protege a superfície da escoriação e da digestão. Já no estômago e duodeno existe grande número de glândulas tubulares profundas (a glândula oxíntica é um exemplo). Por último, existem glândulas complexas associadas ao trato alimentar, que são as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado, que produzem secreções para a digestão e emulsificação dos alimentos. A estimulação dos nervos parassimpáticos aumenta a secreção do trato digestivo glandular, principalmente na porção superior do TGI, inervada pelos nervos glossofaríngeo e parassimpático vagal. Já a estimulação simpática causa aumento de leve a moderado na secreção de algumas glândulas locais e também leva a vasoconstricção dos vasos que suprem as glândulas, tendo, assim, um duplo efeito. Quando a estimulação parassimpática já estiver causando franca secreção pelas glândulas, a estimulação simpática sobreposta, em geral, reduz esta secreção pela redução do suprimento sanguíneo glandular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais