Buscar

O pensamento criminológico crítico tem qual finalidade da análise, problematização e reflexão nas políticas criminais? a) A satírica obra de Goya...

O pensamento criminológico crítico tem qual finalidade da análise, problematização e reflexão nas políticas criminais?


a) A satírica obra de Goya é uma clara crítica à intelectualidade de sua época porque viveu uma fase histórica e política em que a humanidade parecia enlouquecer com as atrocidades cotidianas e que, para o pintor espanhol, uma das causas era o “sono da razão”. Era necessário despertar sob pena de se criarem monstros. A obra de Goya nos conduz compreender as verdades postas e reproduzidas pelas teorias tradicionais. Particularmente na Criminologia, o “despertar” crítico mostrou ser um eficaz antídoto para compreender os limites e impossibilidades das teorias tradicionais de matriz positivista.
b) A vitimização é um processo complexo que tem como fator desencadeante o fato criminal que se desdobra distintos momentos, desde o ato infracional sofrido por alguém como sujeito passivo, passando pelas experiências dolorosas sofridas pelos aparatos institucionais estatais – instâncias de controle social – expondo a vítima a repetidas descrições e depoimento sobre os danos sofridos que a faz relembrar o sofrimento de forma reiterada; e, finalmente, uma vitimização terciária que é o abandono da vítima pelo poder público e pela sociedade.
c) É uma expressão utilizada para os delitos envolvendo políticos que ficam impunes.
d) Demonstram o grande número de vítimas de crimes homofóbicos.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito - Criminologia indd
20 pág.

Sociologia Criminal (crimonologia) Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A finalidade da análise, problematização e reflexão nas políticas criminais no pensamento criminológico crítico é: a) A satírica obra de Goya é uma clara crítica à intelectualidade de sua época porque viveu uma fase histórica e política em que a humanidade parecia enlouquecer com as atrocidades cotidianas e que, para o pintor espanhol, uma das causas era o “sono da razão”. Era necessário despertar sob pena de se criarem monstros. A obra de Goya nos conduz a compreender as verdades postas e reproduzidas pelas teorias tradicionais. Particularmente na Criminologia, o “despertar” crítico mostrou ser um eficaz antídoto para compreender os limites e impossibilidades das teorias tradicionais de matriz positivista. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais