Buscar

​A Orientação a Objetos é um paradigma de programação que organiza o sistema em torno de objetos. Imagine um sistema de contas bancárias com uma cl...

​A Orientação a Objetos é um paradigma de programação que organiza o sistema em torno de objetos. Imagine um sistema de contas bancárias com uma classe abstrata chamada "ContaBancaria", que tem os métodos comuns a todas as contas bancárias, como "depositar", "sacar" e "consultar saldo". Em seguida, temos diferentes tipos de contas, como "ContaCorrente" e "ContaPoupanca", que herdam da classe abstrata "ContaBancaria" e implementam esses métodos conforme as regras específicas de cada tipo de conta. Por exemplo, a classe "ContaCorrente" pode ter um limite de cheque especial e cobrar taxas de manutenção, enquanto a classe "ContaPoupanca" pode oferecer rendimentos e restrições de saque. Com isso, é possível tratar todas as contas bancárias de forma genérica, independentemente do tipo específico, permitindo que operações como depósito, saque e consulta de saldo sejam realizadas de maneira uniforme e simplificada no sistema bancário.

PASCUTTI, M. C. D.; DE FREITAS, J. A.; GAPAROTTI, T. T.; PEDROSO, V. M. Engenharia de Software. Maringá-PR: Unicesumar, 2019. (adaptado).




O exemplo acima representa um dos conceitos da Orientação a Objetos. Selecione a alternativa que dá o nome para esse conceito:

alternativas

Alternativa 1:

Herança.


Alternativa 2:

Abstração.


Alternativa 3:

Polimorfismo.


Alternativa 4:

Acoplamento.


Alternativa 5:

Encapsulamento