Buscar

qual a alternativa correta?

Jurisdição é "o poder, a função e a atividade de fazer atuar o direito, de forma cogente e com a força da imutabilidade, aplicável a uma lide, substituindo-se aos titulares dos interesses em conflito (GRECO FILHO, 2013, p. 52). O direito brasileiro, por exemplo, trata do assunto por meio do Código de Processo Civil de 2015 (NCPC Lei n° 13.105, de 16 de março de 2015) em seu Título II quando fala "Dos Limites da Jurisdição Nacional e da Cooperação Internacional", que no Código anterior era tratado como "competência internacional".

Nesse sentido, quando se está diante de uma relação jurídica com conexão internacional, há uma jurisdição competente para julgá-la.

Assinale a alternativa correta:

a) Cada Estado irá definir os limites da sua jurisdição e os casos em que a competência será declinada para jurisdição estrangeira, ou ainda os casos de cooperação entre a jurisdições nacional e estrangeira, chamada cooperação internacional.

b) O Direito Internacional é quem define os limites da sua jurisdição, bem como os casos em que a competência será declinada para jurisdição estrangeira.

c) As organizações internacionais definirão os casos de cooperação entre a jurisdições nacional, chamada cooperação internacional.

d) Cada Estado irá definir os limites da sua jurisdição e os casos de cooperação entre a jurisdições estrangeira.

e) O juiz definirá os limites da sua jurisdição e os casos em que a competência será declinada para jurisdição estrangeira, ou ainda os casos de cooperação entre a jurisdições nacional e estrangeira, chamada cooperação internacional.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Cada Estado irá definir os limites da sua jurisdição e os casos em que a competência será declinada para jurisdição estrangeira, ou ainda os casos de cooperação entre a jurisdições nacional e estrangeira, chamada cooperação internacional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais