Buscar

Cálculos Estequiométricos É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átom...

Cálculos Estequiométricos

É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átomos e moléculas, realizado como conseqüência da lei de Proust, executado, em geral, com auxílio das equações químicas correlatas. A palavra estequiometria é de origem grega e significa medida de uma substância. Na estequiometria, os cálculos serão estabelecidos em função da lei de Proust e Gay-Lussac, neste caso para reações envolvendo gases e desde que estejam todos nas mesmas condições de pressão e temperatura. Em seguida, devemos tomar os coeficientes da reação devidamente balanceados, e, a partir deles, estabelecer a proporção em mols dos elementos ou substâncias da reação. Como exemplo, podemos citar a reação de combustão do álcool etílico:

C2H6O(l) + O2(g) → CO2(g) + H2O(l)

Balanceando a equação, ficamos com:

1 C2H6O + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O

1 mol 3 mols 2 mols 3 mols

Estabelecida a proporção em mols, podemos fazer inúmeros cálculos, envolvendo os reagentes e/ou produtos dessa reação, combinando as relações de várias maneiras:


Essa pergunta também está no material:

Apostila Cálculos Químicos de Fórmulas e Estequiométricos
43 pág.

Química Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Os cálculos estequiométricos são utilizados para determinar as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química. Eles podem ser feitos em relação a mols, massa, volume, número de átomos e moléculas, seguindo a lei de Proust. Para realizar esses cálculos, é necessário utilizar as equações químicas balanceadas. Por exemplo, considerando a reação de combustão do álcool etílico: C2H6O(l) + O2(g) → CO2(g) + H2O(l) Ao balancear a equação, temos: 1 C2H6O + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O A partir dos coeficientes balanceados, podemos estabelecer a proporção em mols dos elementos ou substâncias envolvidas na reação. Nesse caso, temos 1 mol de C2H6O reagindo com 3 mols de O2 para formar 2 mols de CO2 e 3 mols de H2O. Com base nessa proporção em mols, é possível realizar diversos cálculos envolvendo os reagentes e produtos da reação, combinando as relações de várias maneiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais