Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
De acordo com a Instrução Normativa nº 1 de 25 de Novembro de 2003, assinale a alternativa que define o que venha a ser restauração.


A É uma forma de proteção que incide sobre o bem cultural, regida por norma legal específica - Decreto-lei no 25, de 30 de novembro de 1937.
B É uma forma de intervenção que visa a preservação do bem cultural, com ações que podem incluir a reconstrução de partes desaparecidas ou deterioradas.
C É uma forma de intervenção que visa a valorização do bem cultural, com ações que podem incluir a modificação de suas características originais.
D É uma forma de intervenção que visa a adaptação do bem cultural para um novo uso, com ações que podem incluir a alteração de sua estrutura e função.
E É uma forma de intervenção que visa a divulgação do bem cultural, com ações que podem incluir a criação de réplicas e reproduções.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a Instrução Normativa nº 1 de 25 de Novembro de 2003, a alternativa correta que define o que venha a ser restauração é a letra B: "É uma forma de intervenção que visa a preservação do bem cultural, com ações que podem incluir a reconstrução de partes desaparecidas ou deterioradas."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Desta maneira sobre o entendimento de Thomaz (2010) a definição dos monumentos se aproxima do conceito de:


A documentos:testemunhos de uma época, mas testemunhos que pretendem perpetuar uma visão, uma interpretação, uma memória.
B documentos de lugares.
C documentos de identidade própria da nação.
D documentos que testemunham a história de um monumento.
E documentos de valor patrimonial.

Duas grandes correntes teóricas, ambas baseadas nas ideias modernas e contemporâneas, surgem na Europa em defesa do patrimônio. A primeira, representada pelo arquiteto Frances Viollet-Le-Duc, de cunho racionalista, apregoava a necessidade do conhecimento dos ensinamentos dos mestres antigos, porém sua utilização ocorria através dos meios técnicos modernos. Valorizando a razão e a técnica, suas teorias, por muitas vezes contraditas na prática, resultam em obras de restauração nas quais a historicidade do monumento fica relegada em função da reconstituição estilística. A segunda corrente liderada por John Ruskin preocupada com as mesmas questões levantadas pelo arquiteto francês aparece na Inglaterra, mas fazendo-lhe oposição. Esta corrente era denominada:


A Culturalista, defendia a não intervenção nos monumentos antigos, por considerar que quaisquer interferências imprimem novo caráter a obra, tirando assim sua autenticidade. Sob essa ótica, a história e a condição atual devem ser maximamente respeitadas, admitindo-se somente intervenções de conservação.
B Naturalista, defendia a intervenção nos monumentos antigos que deveriam envelhecer naturalmente, porém mantendo suas características originais.
C Estilística, defendia a intervenção nos monumentos antigos, por considerando que qualquer interferência imprime novo caráter a obra, tirando assim da possibilidade de destruição. Sob essa ótica admitindo-se somente intervenções de restauração.
D Materialista, defendia a intervenção nos monumentos antigos, considerando a inserção dom melhores matérias com o objetivo de prolongar a vida útil do edifício.
E Socialista, defendia a não intervenção nos monumentos antigos, por considerar que quaisquer interferências imprimem novo caráter a obra. Sob essa ótica, a história e a condição atual devem ser respeitadas, admitindo-se que as futuras gerações poderiam também usufruir da beleza destes bens.

Patrimônio histórico, artístico e cultural pode ser definido como:


A monumentos cuja beleza desperte especial interesse por parte do poder público.
B monumento representativo de uma época ou de um período histórico, dentro de um determinado limite de tempo.
C formas de pensamento vinculadas a determinados movimentos artísticos que promovam a produção de uma arquitetura específica
D produto manifesto do conhecimento de uma sociedade compreendendo objetos e obras de arte de todos os portes e materiais.
E NDA - NENHUMA DAS ALTERNATIVAS

Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: Diferentes princípios de projeto para conservação e restauro de monumentos foram desenvolvidos e aplicados ao longo dos séculos XIX e XX, constituindo referências importantes para a cultura e a prática contemporânea da atividade. A esse respeito, considere as seguintes afirmacoes (Provão2002): “Restaurar um edifício é restituí-lo a um estado completo, que pode jamais ter existido num momento dado.” (Viollet-le-Duc) Restaurar significa “a mais completa destruição que um edifício pode sofrer. Eles [os monumentos] não nos pertencem. Pertencem em parte àqueles que os edificaram, em parte ao conjunto das gerações humanas que nos seguirão.”(Ruskin)


A. Viollet-le-Duc é intervencionista e defende a liberdade de criação, nele se podendo reconhecer a ação individual do arquiteto.
B. Viollet-le-Duc é anti-intervencionista e defende a liberdade de criação, nele se podendo reconhecer a ação individual do arquiteto.
C. Viollet-le-Duc é anti-intervencionista e defende o caráter sagrado dos edifícios.
D. Ruskin é intervencionista e defende o caráter sagrado dos edifícios.
E. Ruskin é anti-intervencionista e defende a liberdade de criação de criação, nele se podendo reconhecer a ação individual do arquiteto.

A seguinte afirmação corresponde ao pensamento do autor:


A Na conservação dos monumentos os complementos indispensáveis e as adições necessárias devem demonstrar não ser obras antigas, mas obras de hoje.
B Restaurar um edifício quer dizer reintegrá-lo em um estado completo, que pode não ter existido nunca em um dado tempo.
C Para conservar no monumento o seu velho aspecto artístico e pitoresco e as características de seu tempo, até o impossível será feito se necessário.
D No processo de restauração interessa a antiga fisionomia que saiu do cinzel do artista, com os acréscimos necessários ao seu embelezamento.
E Em nenhuma situação é permitida a complementação de partes do edifício.

Mais conteúdos dessa disciplina