Buscar

008 (ITAIPU, 2015 - Adaptada). Sobre os princípios básicos de escoamento em rios e canais, considere as seguintes afirmativas: I. Os escoamentos ...

008 (ITAIPU, 2015 - Adaptada). Sobre os princípios básicos de escoamento em rios e canais, considere as seguintes afirmativas:


I. Os escoamentos com superfície livre se efetuam sempre em contato com a pressão atmosférica, podendo variar a posição da superfície da água no espaço e no tempo como resposta a modificações, por exemplo, na sequência de vazões de montante.
II. Mesmo quando canalizados através de galerias, os escoamentos de rios se apresentam como escoamento com superfície livre.
III. Os escoamentos com superfície livre são pouco influenciados pelos efeitos da gravidade.

Essa pergunta também está no material:

Hid-Aplic-revisao_simulado (7)
3 pág.

Hidrologia Aplicada Faculdade ProMinasFaculdade ProMinas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I. Os escoamentos com superfície livre se efetuam sempre em contato com a pressão atmosférica, podendo variar a posição da superfície da água no espaço e no tempo como resposta a modificações, por exemplo, na sequência de vazões de montante. Essa afirmativa está correta. Os escoamentos com superfície livre, como em rios e canais, estão em contato com a pressão atmosférica e a posição da superfície da água pode variar de acordo com as mudanças nas vazões. II. Mesmo quando canalizados através de galerias, os escoamentos de rios se apresentam como escoamento com superfície livre. Essa afirmativa também está correta. Mesmo quando canalizados, os escoamentos de rios ainda são considerados escoamentos com superfície livre. III. Os escoamentos com superfície livre são pouco influenciados pelos efeitos da gravidade. Essa afirmativa está incorreta. Os escoamentos com superfície livre são fortemente influenciados pelos efeitos da gravidade, uma vez que a água escoa devido à diferença de altura entre os pontos do rio ou canal. Portanto, as afirmativas corretas são I e II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais