Buscar

Os polímeros são compostos químicos de longas cadeias moleculares, formadas por unidades repetitivas chamadas monômeros. Eles desempenham um papel ...

Os polímeros são compostos químicos de longas cadeias moleculares, formadas por unidades repetitivas chamadas monômeros. Eles desempenham um papel essencial em nossa vida diária, pois estão presentes em uma ampla variedade de objetos e materiais que usamos regularmente.


A utilização de polímeros em diversos produtos tem uma influência significativa em nosso cotidiano de várias maneiras. Podemos encontrar compostos poliméricos em embalagens, elementos têxteis, eletroeletrônicos, automóveis, dispositivos médicos, entre outros. Entretanto, para cada item a ser produzido, pode-se ser utilizado um processo específico para a sua fabricação. No nosso livro temos como exemplo o processo de injeção, mas existem diversos outros. Disserte sobre outros três processos de fabricação que produzem peças usando como matéria-prima o polímero.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem vários processos de fabricação que podem ser utilizados para produzir peças a partir de polímeros. Aqui estão três exemplos: 1. Extrusão: Nesse processo, o polímero é aquecido e forçado através de um molde com uma abertura específica, chamada matriz. O material fundido é então resfriado e solidificado, resultando em uma peça contínua com uma seção transversal constante. A extrusão é comumente usada na produção de tubos, perfis, filmes plásticos e fios. 2. Moldagem por sopro: Nesse processo, um tubo de polímero aquecido é inserido em um molde fechado. O ar é então soprado no tubo, fazendo com que o polímero se expanda e assuma a forma do molde. Após o resfriamento, a peça é removida do molde. A moldagem por sopro é frequentemente utilizada na fabricação de garrafas plásticas, recipientes e outros objetos ocos. 3. Moldagem por injeção: Esse é um dos processos mais comuns na indústria de polímeros. Nele, o polímero é aquecido e injetado em um molde fechado, onde se solidifica e assume a forma desejada. Após o resfriamento, a peça é removida do molde. A moldagem por injeção é amplamente utilizada na produção de peças plásticas complexas, como componentes automotivos, brinquedos, utensílios domésticos e eletrônicos. Esses são apenas alguns exemplos de processos de fabricação de peças a partir de polímeros. Existem outros métodos, como termoformagem, rotomoldagem, moldagem por compressão, entre outros, que também são utilizados na indústria para produzir uma ampla variedade de produtos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais