Buscar

Comentários: A questão pergunta sobre os efeitos da imposição de tarifas sobre a importação. Sobre o assunto, podemos dizer: 1) Segundo o Teorema S...

Comentários:
A questão pergunta sobre os efeitos da imposição de tarifas sobre a importação. Sobre o assunto, podemos dizer:
1) Segundo o Teorema Stolper-Samuelson, a imposição de tarifa sobre a importação leva ao aumento da remuneração do fator de produção intensivo no bem protegido.
2) A imposição de tarifa aumenta a renda do governo, que vê sua arrecadação ser incrementada.
3) A imposição de tarifa reduz a oferta de bens, o que leva ao aumento dos preços e à redução da satisfação do consumidor, cujo poder aquisitivo diminui.
Letra A: correta. Com a imposição de uma tarifa sobre a importação, há aumento da renda do governo (pela maior arrecadação) e da renda dos detentores do fator de produção intensivo no bem protegido (produtores domésticos beneficiados pela proteção). Ao mesmo tempo, a redução da oferta do bem protegido leva ao aumento do preço, o que impacta negativamente o poder aquisitivo dos consumidores.
Letra B: errada. A imposição de tarifas sobre a importação provoca sim efeitos sobre a renda.
Letra C: foi considerada errada pela ESAF. A tarifa provoca sim uma transferência de renda dos consumidores para os produtores nacionais protegidos. Trata-se de um efeito concentrador, uma vez que os consumidores são muitos e os produtores protegidos são poucos. Foram feitos recursos contra essa assertiva, mas a ESAF não aceitou, afirmando que o “efeito concentrador da tarifa não é automático”.
Letra D: errada. Não há crescimento da renda nacional com a imposição de uma tarifa, mas sim redistribuição de renda na economia.
Letra E: errada. A renda do governo e a dos produtores domésticos aumentam com a imposição da tarifa.


a) são proibidos pela normativa da OMC por distorcerem as condições de concorrência internacional.
b) seus efeitos sobre os preços no mercado interno do país que os aplica são semelhantes aos de uma tarifa sobre as importações.
c) produzem deterioração dos termos de troca ao elevar os preços no mercado interno e reduzi-los nos mercados de destino, o que é compensado pelo aumento da renda que provocam no mercado interno.
d) exercem efeitos concentradores de renda na medida em que envolvem transferência de recursos públicos em favor de um segmento específico do setor produtivo, e diminuem a renda do próprio governo e dos consumidores.
e) possuem efeitos positivos em termos do bem-estar econômico geral de um país na medida em que contribuem diretamente para o crescimento e diversificação da atividade econômica e para o aumento do emprego e da renda nos setores exportadores.

Essa pergunta também está no material:

NORMAS
82 pág.

Comércio Exterior Pontifícia Universidade Católica de CampinasPontifícia Universidade Católica de Campinas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nos comentários fornecidos, podemos dizer que a alternativa correta é a letra A. Com a imposição de uma tarifa sobre a importação, há aumento da renda do governo (pela maior arrecadação) e da renda dos detentores do fator de produção intensivo no bem protegido (produtores domésticos beneficiados pela proteção). Ao mesmo tempo, a redução da oferta do bem protegido leva ao aumento do preço, o que impacta negativamente o poder aquisitivo dos consumidores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais