Buscar

A NR-18, [...] tem o objetivo de estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que visam à implementação de med...

A NR-18, [...] tem o objetivo de estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que visam à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção (BRASIL, 2020, p. 1) Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Norma Regulamentadora n. 18. Condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Previdência, 2020. Com base no

💡 3 Respostas

User badge image

VANIA CARVALHO DE ALMEIDA

I, II E IV

I. É proibida a existência de partes vivas expostas e acessíveis a trabalhadores não autorizados em instalações e equipamentos elétricos.

II. Os condutores elétricos devem ser dispostos de maneira a não obstruir a circulação de pessoas e de materiais.

IV. Os quadros de distribuição das instalações elétricas devem ser dimensionados com capacidade para instalar os componentes dos circuitos elétricos que o constituem.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho citado, a NR-18 é uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Previdência que estabelece diretrizes administrativas, de planejamento e organização para implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

0
Dislike0
User badge image

Maian

Resolução comentada:I. Verdadeiro: segundo o item 18.6.4 da NR-18, é proibida a existência de partes vivas expostas e acessíveis a trabalhadores não autorizados em instalações e equipamentos elétricos.

II. Verdadeiro: de acordo com o item 18.6.5 da NR-18, os condutores elétricos devem ser dispostos de maneira a não obstruírem a circulação de pessoas e de materiais.

III. Falso: a NR-5 trata da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e não traz diretrizes acerca do dimensionamento de instalações elétricas.

IV. Verdadeiro: como exposto no item 18.6.10 da NR-18, os quadros de distribuição das instalações elétricas devem ser dimensionados com capacidade para instalar os componentes dos circuitos elétricos que o constituem.

V. Falso: os quadros de distribuição das instalações elétricas devem estar identificados e sinalizados quanto ao risco elétrico.

Fonte: BRASIL. Ministério do Trabalho e Previdência. Norma Regulamentadora n. 18. Condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção. Brasília: Ministério do Trabalho e Previdência, 2020.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais