Logo Passei Direto
Buscar
O Método das Partidas Dobradas, também denominado de método veneziano (dado sua origem), preceitua que: A todo o débito corresponde um ou mais créditos, sendo que o total de débito é exatamente igual ao total de crédito. Perceba que, segundo esse método, não existe débito sem crédito.


User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O Método das Partidas Dobradas, também conhecido como método veneziano, estabelece que a cada débito corresponde um ou mais créditos, de forma que o total de débitos seja igual ao total de créditos. Isso significa que não pode haver débito sem crédito, garantindo o equilíbrio nas transações contábeis.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

What is the concept of accounts in accounting?


a) Accounts are names that qualify the patrimonial elements and quantify them through debit and credit balances.
b) Accounts are used to register similar elements of the patrimony, allowing control and necessary monitoring for decision-making and patrimony control.
c) Accounts are generic designations used to group similar elements of the patrimony in financial statements.
d) Accounts are items that represent the aggregation of patrimonial and result elements of the same nature.

According to the given text, what is the correct term for the rule that states that for multiple credits, it is unnecessary to have multiple debits as long as the values of the applications and sources of resources are exactly equal?


a) Partida simples
b) Partida dobrada
c) Contas redutoras
d) Natureza das contas

Existem elementos patrimoniais e de resultados de

O item nos traz a essência do que é uma conta. Em outras palavras o item nos informa que os elementos patrimoniais (ativo, passivo e patrimônio líquido) e de resultados (receitas e despesas) que possuem uma mesma natureza (devedora ou credora) são agrupados em contas representativas desses elementos. Perfeito, não?


Para entendermos o mecanismo de débito e crédito, faz-se necessário tecermos breves comentários sobre o Método das Partidas Dobradas e a Natureza das Contas.


(IBRAM/2009) Para vários créditos, é desnecessário que existam vários débitos, basta que os valores das aplicações e das fontes de recursos sejam exatamente iguais. Tal regra é denominada partida simples.


Vamos analisar a questão por partes: Para vários créditos, é desnecessário que existam vários débitos... Até aqui tudo certo. Segundo o método das partidas dobradas, a todo o débito corresponde um ou mais créditos. Logo, pode haver uma situação em que vários créditos correspondam a apenas um débito, sendo, portanto, desnecessário que existam vários débitos para vários créditos. ... basta que os valores das aplicações e das fontes de recursos sejam exatamente iguais. Correto também esse trecho, pois é decorrência do método das partidas dobradas. Os valores das aplicações (débitos) é igual ao valor das origens (créditos). Tal regra é denominada partida simples. Aqui está o erro da questão. Essa regra é denominada de partida dobrada. Portanto, o item está errado.


As contas redutoras, também denominadas de contas retificadoras, têm a função de garantir que um determinado grupo de contas reflita com fidedignidade a realidade patrimonial da entidade. Assim, pertencem ao mesmo grupo patrimonial (ativo, passivo, etc.), mas possuem natureza diversa (credora ou devedora, conforme o caso). No decorrer da aula, vamos estudar diversos exemplos de contas redutoras.


Alguns alunos perguntam qual a lógica da natureza das contas... e a resposta que dou é: não tem lógica! Trata-se de uma convenção!

Mais conteúdos dessa disciplina