Buscar

Thomas Hobbes foi um dos filósofos contratualistas que fundamentaram a criação do Estado a partir da ausência de leis que configuravam o Estado de ...

Thomas Hobbes foi um dos filósofos contratualistas que fundamentaram a criação do Estado a partir da ausência de leis que configuravam o Estado de natureza. Ou seja, o Estado decorre de necessidades dos indivíduos que começaram a surgir a partir da convivência entre grupos e povos. Dessa forma, é correto afirmar que, para Hobbes, o Estado é fruto de quais motivos?


A. Segundo a teoria hobbesiana, no Estado de natureza prevalecia a sobrevivência pacífica. O que levou à criação do Estado foi a necessidade de se formalizar a sociedade.
B. Para Hobbes, o Estado de natureza configurava a primeira forma de contrato social. A passagem ao Estado se deu por dificuldade em dividir as tarefas, precisando, assim, de um líder.

Essa pergunta também está no material:

A ética na construção pessoal, social,
12 pág.

Educação Inclusiva AUPEXAUPEX

💡 2 Respostas

User badge image

Sah Gomes

Você acertou!C. 

Segundo a teoria hobbesiana, o Estado surge da necessidade dos humanos em se proteger uns dos outros e ter leis que garantam direitos e deveres, vivendo, assim, de forma mais segura.

Na teoria hobbesiana, pode-se dizer que encontra-se uma teoria também especulativa no âmbito político, o que motivou a organização dos indivíduos na formação, ou, ainda, a necessidade de um Estado. Entretanto, ainda que houvesse vários motivos que geravam conflitos, tais como a gestão de tarefas, âmbição por liderança, disputas entre grupos, para Hobbes, o Estado surge da necessidade de uma organização dos grupos de humanos por temer pela segurança individual e familiar; por buscar direitos à propriedade e para poder prover às suas famílias. Assim, o Estado de natureza acaba por se converter em uma sociedade civil, pelas necessidades em torno da segurança e direitos e deveres. Afirma-se, então, o pacto social.


3
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

Para Hobbes, o Estado é fruto do motivo descrito na alternativa B. Segundo sua teoria contratualista, o Estado de natureza configurava a primeira forma de contrato social, e a transição para o Estado ocorreu devido à dificuldade em dividir as tarefas, necessitando assim de um líder.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais