Logo Passei Direto
Buscar
Com Proclamação da República, a Inglaterra que tinha grande influência no período monárquico, percebeu que a mudança do regime fez com que o país se aproximasse dos Estados Unidos e seus pensamentos políticos liberais. Tendo José Maria da Silva Paranhos Júnior, o “Barão do Rio Branco” à frente do Ministério das Relações Exteriores, a República brasileira teve marcos importantes neste período de aproximação, como:
Assinale a alternativa correta que apresenta os marcos importantes citados no texto acima:


a. A criação do ministério dos povos originários, demonstrando a preocupação republicana com a situação dos indígenas desde o início da república.
b. A construção de programas baseados nas ideias norte-americanas como o SALTE, que trouxe saúde, alimentação, transporte e energia nesse período inicial da república.
c. A volta do comércio direto com Portugal com o retorno do Pacto colonial extinto no período do império.
d. A delimitação de algumas fronteiras. Foi nesse contexto que tivemos o conflito entre Brasil e Bolívia pelo direito do estado acreano, que se deu principalmente pela produção da borracha no local.
e. A delimitação de algumas questões financeiras. Foi nesse contexto que tivemos o encilhamento que melhorou muito a economia brasileira elevada ao liberalismo norte-americano.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que apresenta os marcos importantes citados no texto é a letra D: A delimitação de algumas fronteiras. Foi nesse contexto que tivemos o conflito entre Brasil e Bolívia pelo direito do estado acreano, que se deu principalmente pela produção da borracha no local.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após observarmos que Canudos foi basicamente o grito dos excluídos que vinham muito mais além do governo vigente, sobrou para Prudente de Moraes controlar esse local ameaçador para república recém-formada, além de agradar e acalmar os ânimos do coronelismo local. Garantindo apoio na região para seu projeto de poder. Assim, podemos apontar que o governo organizou várias expedições para destruir Canudos.
Com base na afirmação acima, assinale a resposta correta em relação à destruição de Canudos.


a. Ocorreu em uma única expedição militar para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos.
b. Ocorreu um total de oito expedições militares para destruir Canudos, sendo que o terceiro conflito quando o General Bitencout cercou Canudos e utilizou de canhões como a “matadeira” para destruir Canudos.
c. Ocorreu um total de oito expedições militares para destruir Canudos, sendo que o último conflito ocorreu quando Antônio Moreira César, apelidado de corta cabeças destruiu Canudos.
d. Ocorreu um total de quatro expedições militares para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos. Após a não entrega da mercadoria, Antônio Conselheiro decidiu ir até a madeireira cobrar sua mercadoria. Rapidamente, os coronéis espalharam a notícia de que os sertanejos iriam destruir toda a cidade. Então o pânico foi instaurado e ficaram no aguardo do profeta e seus sertanejos.
e. Ocorreu um total de quatro expedições militares para destruir Canudos, sendo que o primeiro conflito ocorreu quando o General Bitencout cercou Canudos e utilizou de canhões como a “matadeira” para destruir Canudos.

meiro conflito ocorreu quando os sertanejos estavam no aguardo de uma madeira comprada em Juazeiro do Norte para construção de uma nova igreja em Canudos. Após a não entrega da mercadoria, Antônio Conselheiro decidiu ir até a madeireira cobrar sua mercadoria. Rapidamente, os coronéis espalharam a notícia de que os sertanejos iriam destruir toda a cidade. Então o pânico foi instaurado e ficaram no aguardo do profeta e seus sertanejos.


Mais conteúdos dessa disciplina