Buscar

Sabendo que a planta está localizada na cidade de Salvador (BA), responda as perguntas: a) O estacionamento e a planta industrial do empreendedo...

Sabendo que a planta está localizada na cidade de Salvador (BA), responda as perguntas: a) O estacionamento e a planta industrial do empreendedor são imóveis com matrículas diferentes, mas vinculadas ao mesmo CNPJ. Ambos os estabelecimentos pagam a conta de energia para a mesma distribuidora. O empreendedor pode abater a energia consumida em sua planta industrial por meio da energia gerada em seu estacionamento? Esse empreendedor fará jus ao sistema de compensação? b) Qual o montante de energia, para cada mês, que será compensado?

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

No caso descrito, o empreendedor pode sim abater a energia consumida em sua planta industrial por meio da energia gerada em seu estacionamento, desde que esteja dentro das regras estabelecidas pela distribuidora de energia. Quanto ao sistema de compensação, isso dependerá das políticas e regulamentações específicas da distribuidora e da legislação vigente. Quanto ao montante de energia que será compensado a cada mês, essa informação não pode ser determinada sem conhecer os detalhes específicos do sistema de compensação adotado pela distribuidora e as características do empreendimento. Recomenda-se consultar a distribuidora de energia ou um profissional especializado para obter informações mais precisas sobre o assunto.

0
Dislike0
User badge image

Aline Santos

a) A Resolução Normativa n.º 482 classifica como microgerador distribuído a central que gera energia por meio de geração renovável, que é o caso, com potência inferior a 75 kW. Além disso, permite a compensação em estabelecimentos diferentes, desde que vinculados ao mesmo CPF ou CNPJ e dentro da mesma área de concessão. Logo, como o sistema acima é de energia solar, é do mesmo dono e está dentro da mesma área de concessão, e a potência é de 15 kWp, o gerador distribuído fará jus ao sistema de compensação.

b) O montante de energia gerada está ligado à quantidade de módulos fotovoltaicos utilizados.

O número máximo de módulos que pode ser usado na entrada do inversor é de:

Clique aqui

Em que:

npmáx = número máximo de painéis;

Pdc-inv = potência de entrada DC do inversor;

Pmodmáx = potência do módulo fotovoltaico.


Esse inversor tem duas entradas. Logo, podemos usar o arranjo; 4 strings de 17 módulos em série, paralelados dois a dois, totalizando 68 módulos fotovoltaicos.

Dado que a Irradiação Média Mensal, em kWh/m2.dia, é de:


Clique aqui


a produção mensal de energia se dará por meio de:


Clique aqui


Em que:

m = mês;

E = energia gerada [kWh];

Irr = irradiação incidente [kWh/m2.dia];

N = número de dias;

ef = eficiência do módulo;

A = área de painel.


Logo, a energia gerada por esse gerador distribuído para cada mês, em kWh, será de:


Clique aqui

​​​​​​​


E, por ano, esse empreendedor terá compensado 32.863 kWh.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando