Buscar

Florisvaldo Antunes, Deputado Federal pelo Estado Alfa, foi alvo de extensa investigação e várias reportagens jornalísticas apontaram que ele teria...

Florisvaldo Antunes, Deputado Federal pelo Estado Alfa, foi alvo de extensa investigação e várias reportagens jornalísticas apontaram que ele teria sido mandante de uma chacina que resultou em doze vítimas, alvejadas na saída de uma festa de casamento. Além disso, inquéritos da polícia chegaram a fortes indícios de diversos delitos praticados por uma organização criminosa liderada pelo parlamentar, entre os quais furto de energia elétrica e tráfico de entorpecentes. O Ministério Público ofereceu denúncia contra sete pessoas, incluindo Florisvaldo. Com relação ao caso apresentado e considerando o disposto na Constituição de 1988 sobre o Estatuto dos Congressistas, assinale a afirmativa correta. a) O processo criminal contra o Deputado Federal deverá tramitar perante o Superior Tribunal de Justiça e tem procedimento especial previsto em lei. b) Os membros do Congresso Nacional, desde a expedição do diploma, não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa; não sendo concedida a licenca, ficará suspensa a prescrição, até o fim do mandato. c) Por terem os crimes sido cometidos em seu Estado de origem, o processo criminal será de competência do Tribunal do Estado Alfa, seguindo o procedimento previsto no Código de Processo Penal. d) Os Deputados Federais não podem ser presos em hipótese alguma, pois são invioláveis, na forma prevista na Constituição da República. e) O tribunal competente, recebida denúncia contra o Deputado Federal por crime ocorrido após a diplomação, dará ciência à Câmara dos Deputados, que poderá sustar o andamento da ação por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, até a decisão final.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o disposto na Constituição de 1988 sobre o Estatuto dos Congressistas, a afirmativa correta é a letra b) Os membros do Congresso Nacional, desde a expedição do diploma, não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa; não sendo concedida a licença, ficará suspensa a prescrição, até o fim do mandato.

0
Dislike0
User badge image

pablo henrique

d) Os Deputados Federais não podem ser presos em hipótese alguma, pois são invioláveis, na forma prevista na Constituição da República.


0
Dislike0
User badge image

pablo henrique

me segue, me ajuda!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais