Buscar

Quais as características da influência norte-americana sobre o Serviço Social na fase de institucionalização da profissão? A influência norte-ame...

Quais as características da influência norte-americana sobre o Serviço Social na fase de institucionalização da profissão?


A influência norte-americana sobre o sua fase de resume-se ao aspecto formativo, com a importação de diretoras de americanas para implantação do currículo de formação brasileiro em Serviço Social.
O capitalismo se desenvolveu atingindo, de diferentes maneiras, os países pelo capitaneados pelos EUA, fundamentalmente nos campos econômicos e políticos. Desse não houve influências significativas no Serviço Social, que se encontrava alheio a esses acontecimentos na fase de sua profissionalização.
O desenvolvimento do capitalismo foi um movimento que atingiu o mundo capitaneado pelos EUA. que, além de se tornar uma grande potência econômica e política, também se tornou uma forte referência no campo cultural, influenciando modelos de políticas sociais e da produção teórica e metodológica do Serviço Social naquela fase.
A influência norte-americana sobre Serviço Social. em sua fase de foi pouco representativa da processualidade que envolveu a institucionalização do Serviço Social no Brasil. A Igreja Católica norte-americana teve um papel fundamental na difusão do ideário do modo de produção capitalista. Esse fato incidiu diretamente sobre a formação dos assistentes sociais brasileiros, decorrente da influência presente nos centros de formação.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante a fase de institucionalização do Serviço Social no Brasil, a influência norte-americana apresentou algumas características importantes. Uma delas foi o aspecto formativo, com a importação de diretoras americanas para a implantação do currículo de formação brasileiro em Serviço Social. Além disso, o desenvolvimento do capitalismo nos Estados Unidos teve impacto no Serviço Social brasileiro, tanto nos campos econômicos quanto políticos. Os EUA se tornaram uma potência econômica e política, influenciando modelos de políticas sociais e a produção teórica e metodológica do Serviço Social naquela época. No entanto, é importante ressaltar que a influência norte-americana não foi o único fator que influenciou a institucionalização do Serviço Social no Brasil, havendo também a participação da Igreja Católica norte-americana na difusão do ideário do modo de produção capitalista. Essa influência teve impacto na formação dos assistentes sociais brasileiros, presente nos centros de formação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais