Buscar

Acerca dos poderes administrativos e da responsabilidade da Administração Pública, analise as assertivas abaixo: I. De acordo com a teoria do risco...

Acerca dos poderes administrativos e da responsabilidade da Administração Pública, analise as assertivas abaixo:

I. De acordo com a teoria do risco administrativo, a responsabilidade da Administração se dará independentemente da existência de culpa e sem possibilidade de se alegar a presença de excludentes.

II. Pela teoria do risco integral não é possível a alegação de excludentes de responsabilidade como o caso fortuito e a força maior.

III. Para a responsabilização da Administração é imprescindível a presença do fato administrativo, dano e nexo de causalidade.

IV. O desvio de finalidade ocorre quando, embora a princípio o administrador detenha a competência ou poder para determinado ato, o exerce desvirtuando o interesse público.

V. Embora o poder de polícia seja autoexecutável, não é dotado de coercibilidade.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as assertivas apresentadas: I. De acordo com a teoria do risco administrativo, a responsabilidade da Administração se dará independentemente da existência de culpa e sem possibilidade de se alegar a presença de excludentes. - Correta. Na teoria do risco administrativo, a Administração Pública é responsável pelos danos causados aos particulares, independentemente da existência de culpa, baseando-se no princípio da supremacia do interesse público. II. Pela teoria do risco integral não é possível a alegação de excludentes de responsabilidade como o caso fortuito e a força maior. - Incorreta. Pela teoria do risco integral, também conhecida como teoria do risco integral mitigado, é possível a alegação de excludentes de responsabilidade, como o caso fortuito e a força maior. III. Para a responsabilização da Administração é imprescindível a presença do fato administrativo, dano e nexo de causalidade. - Correta. Para que a Administração Pública seja responsabilizada, é necessário que estejam presentes o fato administrativo (ação ou omissão), o dano causado a terceiros e o nexo de causalidade entre o fato e o dano. IV. O desvio de finalidade ocorre quando, embora a princípio o administrador detenha a competência ou poder para determinado ato, o exerce desvirtuando o interesse público. - Correta. O desvio de finalidade ocorre quando o administrador, mesmo tendo competência ou poder para realizar determinado ato, o utiliza de forma contrária ao interesse público, visando a interesses pessoais ou ilegítimos. V. Embora o poder de polícia seja autoexecutável, não é dotado de coercibilidade. - Incorreta. O poder de polícia é dotado de coercibilidade, ou seja, a Administração Pública pode utilizar meios coercitivos para fazer cumprir suas determinações, como aplicação de multas, interdição de estabelecimentos, entre outros. Portanto, as assertivas corretas são: I, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina