a) referencial, pois trata de informações conceituais. b) conativa, porque orienta o comportamento do leitor. c) emotiva, pois o autor expressa seu sentimento em relação ao ser amado. d) metalinguística, pois o objetivo da mensagem é falar da própria linguagem. e) denotativa, porque o contexto é valorizado.
A frase “Por isso eu te liguei”, em relação à oração anterior, expressa
a) Causa b) Consequência c) Inclusão d) Contrariedade e) Concessão.
O vocábulo “pelos”, no verso 13, perdeu o acento gráfico com a reforma ortográfica, o mesmo ocorreu com as palavras abaixo, EXCETO
a) ideia b) feiura c) perdoo d) heroi e) heroico
Sobre o verbo “queria” no primeiro verso, considerando o contexto em que está inserido, podemos afirmar corretamente
a) poderia ser substituído pela forma “quereria” sem prejuízo semântico. b) expressa uma ação no presente. c) indica que ação foi ou é impossível. d) expressa uma ação anterior a outra? e) denota uma ação concluída no passado.
No verso “Às vezes te odeio por quase um segundo”, o autor empregou o acento grave na expressão “às vezes”, marque a opção na qual o acento foi empregado pelo mesmo motivo.
a) À noite sonhei contigo. b) Vamos à praia. c) Refiro-me à canções. d) Gostava de andar à pé. e) Estava apto àquela função.
Considere as afirmacoes feitas sobre o poema e marque a opção INCORRETA
a) O eu lírico faz alusão à fidelidade, e na extensão do poema, jura devoção a um amor. b) O poema poderia ser dividido em duas partes: A PRIMEIRA – o poeta parece animado na primeira e segunda estrofes, versos intensos que denotam as promessas como viver, ser atento, encantar, louvar, contentar. A SEGUNDA – o poeta parece triste, há uma mudança em seu estado de ânimo, o clima é uma sensação de perda, “[…] a morte, angústia de quem vive” e acentuada em “Eu possa lhe dizer do amor (que tive)” verbo ter no pretérito perfeito: ação no passado e acabada. c) O autor se expressa de forma objetiva em relação à mulher amada em todo o poema. d) O texto é um soneto, formado de dois quartetos e dois tercetos. e) O autor utilizou a função expressiva da linguagem. a b c d e