Logo Passei Direto
Buscar
Um transformador é um dispositivo elétrico passivo eletromagnético estático relativamente simples que funciona de acordo com o princípio da Lei de indução de Faraday, convertendo energia elétrica de um valor para outro. Sobre a tensão que deve ser aplicada no transformador, que possui uma relação de espiras de 0,1 e uma tensão no secundária de 8V, assinale a alternativa CORRETA: A 0,01 V. B 80 V. C 8 V. D 0,8 V.


A 0,01 V.
B 80 V.
C 8 V.
D 0,8 V.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A relação de espiras de um transformador é dada pela razão entre o número de espiras do enrolamento primário e o número de espiras do enrolamento secundário. Nesse caso, a relação de espiras é de 0,1, o que significa que o número de espiras do enrolamento secundário é 0,1 vezes o número de espiras do enrolamento primário. Para determinar a tensão no secundário, podemos usar a fórmula: Tensão no secundário = Tensão no primário * (Número de espiras do secundário / Número de espiras do primário) Substituindo os valores dados, temos: Tensão no secundário = Tensão no primário * (0,1 / 1) Tensão no secundário = Tensão no primário * 0,1 Sabemos que a tensão no secundário é de 8V, então podemos escrever a equação: 8V = Tensão no primário * 0,1 Agora, podemos isolar a variável "Tensão no primário": Tensão no primário = 8V / 0,1 Tensão no primário = 80V Portanto, a alternativa correta é a letra B) 80V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com relação à corrente no secundário, assinale a alternativa CORRETA:


A

0,5 V.
B

5 V.
C

0,05 V.
D

50 V.

Com base na classificação dos transformadores, analise as afirmativas a seguir:

I- Se um transformador é utilizado para aumentar a diferença de potencial de 127 V para 38000 V, significa que o número de espiras no primário é menor que no secundário.
II- Um transformador básico é formado por duas bobinas enroladas em torno de um núcleo de ferro e ligadas entre si através de um fluxo magnético.
III- Nos transformadores que possuem dois enrolamentos, um deles é chamado de primário e o outro de secundário.
A

Somente a afirmativa II está correta.
B

As afirmativas I e II estão corretas.
C

As afirmativas II e III estão corretas.
D

Somente a afirmativa III está correta.

Assinale a alternativa CORRETA: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. B A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. D As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Determinar a polaridade de um transformador é importante, pois é preciso identificar quais são os sentidos da força eletromotriz nos enrolamentos. Se os transformadores tiverem a mesma polaridade, a tensão resultante será nula. Contudo, se a soma das forças eletromotrizes tiver um valor diferente de zero, surgirá uma corrente com valor alto. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A polaridade de um transformador é uma referência que determina a marcação da polaridade dos terminais dos enrolamentos: primário e secundário, além da condição dos enrolamentos de acordo com a sua posição. PORQUE II- Para se determinar a polaridade do transformador há alguns instrumentos próprios para medir o defasamento angular entre as tensões primária e secundária. Caso não se tenha esse instrumento, é possível utilizar o Método do Golpe Indutivo com corrente alternada. Assinale a alternativa CORRETA: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. C As asserções I e II proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Um transformador é um dispositivo elétrico que, pelos princípios da indução eletromagnética, transfere energia elétrica de um circuito elétrico para outro, sem alterar a frequência. A transferência de energia geralmente ocorre com uma mudança de tensão e corrente. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- O circuito equivalente de um transformador real deve associar um transformador ideal e as resistências e reatâncias correspondentes a cada fenômeno físico que ocorre na operação do transformador real. PORQUE II- As perdas que estão representadas no circuito equivalente são: as perdas por Joule, representadas pelas resistências dos enrolamentos primário e secundário; e as perdas no ferro, que são representadas por uma resistência que fica em paralelo com a força eletromotriz. Assinale a alternativa CORRETA: A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a


A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina