Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as etapas da educação básica e obrigatoriedade do ensino, assinale a alternativa CORRETA:

Engloba a Educação básica, o Ensino Fundamental opcional de nove anos e o Ensino Médio.
Engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental não obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
Engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
Engloba a Educação Pré-escolar, o Ensino Fundamental opcional de nove anos e o Ensino de Segundo Grau.
A) Engloba a Educação básica, o Ensino Fundamental opcional de nove anos e o Ensino Médio.
B) Engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental não obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
C) Engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
D) Engloba a Educação Pré-escolar, o Ensino Fundamental opcional de nove anos e o Ensino de Segundo Grau.
User badge image
Didaticamente

há 2 anos

User badge image
Didaticamente

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a C) Engloba a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Raquel Azevedo

há 2 anos

Engloba a educação infantil,ensino fundamental e medio

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
User badge image

Juliana Gomes Do Nascimento Juh

há 2 anos

C

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o plano de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

Um elemento que auxilia na delimitação de passos a serem desenvolvidos.
Um documento detalhado, com informações específicas, apresentado em um formato padrão.
Um elemento ineficaz no processo de ensino-aprendizagem.
Um elemento para ser somente apresentado aos gestores.
A) F - V - F - V.
B) V - F - V - F.
C) V - V - F - F.
D) F - F - V - V.

Com a Lei nº 13.415, que faz alterações nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB recebeu modificações significativas que reformam o ensino médio. Acerca das principais alterações, analise as sentenças a seguir:

Ocorre aumento progressivo de 800 horas para 1400 horas da carga horária mínima anual do ensino médio até 2024, abalizado no Plano Nacional da Educação (PNE).
Em todo o país é adotado o mesmo procedimento, até metade da carga horária total do ensino médio será para o aluno cursar disciplinas definidas pela Base Nacional Curricular (BNCC). Além dos componentes curriculares previstos na BNCC, o novo ensino médio prevê a obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa e de matemática ao longo dos três anos.
A outra metade da carga horária total do ensino médio do aluno será destinada ao ensino de disciplinas que fazem parte de ênfases em áreas específicas, como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional de acordo com a escolha do aluno.
A) Somente a sentença II está correta.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças I, II e III estão corretas.
D) Somente a sentença III está correta.

O Ensino Médio é a etapa final da educação básica. Os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - PCNEM - preocupam-se com o saber-fazer e constituem um importante referencial para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

Os PCNEM se constituem em dez volumes e a apresentação do conteúdo está distribuída em partes, sendo que a primeira parte apresenta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio para a educação tecnológica.
Nos PCNEM, as competências básicas são perceber os princípios das tecnologias da comunicação e da informação, associar aos conhecimentos científicos, às linguagens e aos problemas que indicam solucionar.
Para os PCNEM, a informática ensinada no Ensino Médio deve ser totalmente voltada para o ensino teórico, sem a preocupação de concebê-la como ciência ou dar a ela caráter formativo.
O objetivo central dos PCNEM é que o tema estudado permita conexões entre diversos conceitos dos códigos e suas tecnologias como a classificação de softwares, sem preocupação de reconhecer os impactos das tecnologias associadas às ciências naturais.
A) V - F - V - V.
B) F - V - F - F.
C) F - V - F - V.
D) V - V - V - F.

Acerca das principais alterações, analise as sentenças a seguir:

I- Ocorre aumento progressivo de 800 horas para 1400 horas da carga horária mínima anual do ensino médio até 2024, abalizado no Plano Nacional da Educação (PNE).
II- Em todo o país é adotado o mesmo procedimento, até metade da carga horária total do ensino médio será para o aluno cursar disciplinas definidas pela Base Nacional Curricular (BNCC). Além dos componentes curriculares previstos na BNCC, o novo ensino médio prevê a obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa e de matemática ao longo dos três anos.
III- A outra metade da carga horária total do ensino médio do aluno será destinada ao ensino de disciplinas que fazem parte de ênfases em áreas específicas, como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional de acordo com a escolha do aluno.
A) Somente a sentença II está correta.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) Somente a sentença III está correta.
D) Somente a sentença I está correta.

Com relação aos projetos, assinale a alternativa CORRETA:

A) Possibilitam a contextualização de conteúdos de forma interdisciplinar.
B) Possibilitam a fragmentação dos conteúdos escolares.
C) Possibilitam a ordenação de conteúdos de forma hierárquica.
D) Possibilitam a separação dos conteúdos escolares por área.

Mais conteúdos dessa disciplina