No planejamento são expressos os objetivos a serem alcançados e a previsão de ações administrativas e pedagógicas a serem executadas pela equipe escolar. A construção do projeto pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade em delinear a própria identidade. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 prevê, em seu artigo 12, inciso I, a necessidade de toda escola elaborar e executar seu projeto pedagógico. Sobre o projeto político-pedagógico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A construção do projeto político-pedagógico corresponde ao planejamento global da instituição; construído coletivamente, representa um caminho para a ação transformadora, ajudando a enfrentar os problemas cotidianos, de forma refletida e participativa, construindo uma nova prática. ( ) A construção do projeto político-pedagógico implica ação articulada de todos os envolvidos no contexto escolar. ( ) A construção do projeto político-pedagógico é estática, representa o princípio de outra forma de organização do trabalho pedagógico com restrita participação de pais e alunos. ( ) É preciso entender o projeto político-pedagógico da escola como mecanismo para promover mecanismos que estimulem a participação de todos no processo de tomada de decisões. A) V - V - F - F. B) V - V - F - V. C) V - F - F - V. D) F - F - V - F.
Sobre o plano de aula, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Um elemento que auxilia na delimitação de passos a serem desenvolvidos. Um documento detalhado, com informações específicas, apresentado em um formato padrão. Um elemento ineficaz no processo de ensino-aprendizagem. Um elemento para ser somente apresentado aos gestores. A) F - V - F - V. B) V - F - V - F. C) V - V - F - F. D) F - F - V - V.
Com a Lei nº 13.415, que faz alterações nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB recebeu modificações significativas que reformam o ensino médio. Acerca das principais alterações, analise as sentenças a seguir:
Ocorre aumento progressivo de 800 horas para 1400 horas da carga horária mínima anual do ensino médio até 2024, abalizado no Plano Nacional da Educação (PNE). Em todo o país é adotado o mesmo procedimento, até metade da carga horária total do ensino médio será para o aluno cursar disciplinas definidas pela Base Nacional Curricular (BNCC). Além dos componentes curriculares previstos na BNCC, o novo ensino médio prevê a obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa e de matemática ao longo dos três anos. A outra metade da carga horária total do ensino médio do aluno será destinada ao ensino de disciplinas que fazem parte de ênfases em áreas específicas, como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional de acordo com a escolha do aluno. A) Somente a sentença II está correta. B) Somente a sentença I está correta. C) As sentenças I, II e III estão corretas. D) Somente a sentença III está correta.
Acerca das principais alterações, analise as sentenças a seguir:
I- Ocorre aumento progressivo de 800 horas para 1400 horas da carga horária mínima anual do ensino médio até 2024, abalizado no Plano Nacional da Educação (PNE). II- Em todo o país é adotado o mesmo procedimento, até metade da carga horária total do ensino médio será para o aluno cursar disciplinas definidas pela Base Nacional Curricular (BNCC). Além dos componentes curriculares previstos na BNCC, o novo ensino médio prevê a obrigatoriedade das disciplinas de língua portuguesa e de matemática ao longo dos três anos. III- A outra metade da carga horária total do ensino médio do aluno será destinada ao ensino de disciplinas que fazem parte de ênfases em áreas específicas, como linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional de acordo com a escolha do aluno. A) Somente a sentença II está correta. B) As sentenças I, II e III estão corretas. C) Somente a sentença III está correta. D) Somente a sentença I está correta.
Com relação aos projetos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Possibilitam a contextualização de conteúdos de forma interdisciplinar. B) Possibilitam a fragmentação dos conteúdos escolares. C) Possibilitam a ordenação de conteúdos de forma hierárquica. D) Possibilitam a separação dos conteúdos escolares por área.