Buscar

Vimos que a língua falada em 1100, no berço do Estado português, era muito parecida com o galego, por isso a denominação galego-português, que é, m...

Vimos que a língua falada em 1100, no berço do Estado português, era muito parecida com o galego, por isso a denominação galego-português, que é, muitas vezes, aplicada a variedade de língua em que se expressou na manifestação literária mais representativa, lírica trovadoresca. No século XII, o galego-português foi usado como língua da poesia não só por trovadores portugueses, mas também por diversos trovadores de outras regiões da Ibéria.

Atualmente, no estudo da literatura, nós nos deparamos com poemas que estão escritos no galego-português, principalmente quando vamos estudar as cantigas do Trovadorismo. Dessa forma, como pode ser feito um trabalho em sala de aula com esses textos para que os alunos consigam compreendê-los e façam uma comparação com o português atual?


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O trabalho em sala de aula com textos escritos em galego-português pode ser feito de diversas maneiras para auxiliar os alunos na compreensão e comparação com o português atual. Aqui estão algumas sugestões: 1. Contextualização histórica: Explique aos alunos o contexto histórico em que o galego-português era falado e utilizado na literatura. Discuta as semelhanças e diferenças entre o galego-português e o português atual, destacando as influências mútuas entre as duas línguas. 2. Análise linguística: Realize uma análise linguística dos textos em galego-português, identificando características fonéticas, morfológicas e sintáticas que podem ser diferentes do português atual. Compare essas características com as do português moderno, destacando as mudanças ocorridas ao longo do tempo. 3. Tradução e interpretação: Peça aos alunos para traduzirem os textos em galego-português para o português atual, auxiliando-os na compreensão do vocabulário e da estrutura gramatical. Em seguida, discuta as possíveis interpretações dos poemas, levando em consideração o contexto histórico e cultural. 4. Atividades de escrita: Proponha aos alunos que escrevam textos em galego-português, utilizando as características linguísticas da época. Isso pode ajudá-los a compreender melhor as diferenças entre as duas línguas e a desenvolver habilidades de escrita em diferentes registros linguísticos. 5. Comparação com o português atual: Estabeleça paralelos entre os textos em galego-português e textos contemporâneos em português atual. Discuta as mudanças e permanências na língua ao longo dos séculos, destacando a importância da evolução linguística para a compreensão da literatura em diferentes épocas. Essas são apenas algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas em sala de aula para trabalhar com textos em galego-português. O objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda da língua e da literatura medieval, além de estimular a reflexão sobre a evolução da língua ao longo do tempo.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais