Logo Passei Direto
Buscar
(ENADE, 2011) Uma experiência pedagógica de criação significativa para os alunos nas aulas em que é trabalhado o conteúdo dança na Educação Física escolar pode aliar texto e improvisação de movimentos. Os estudantes trazem contos, poemas, letras de música e os desenvolvem em oficinas. Por exemplo, pode-se pedir que eles redijam sobre alguém de sua família ou algo próximo a eles. Dessa forma, subjetividade e memórias podem aflorar, uma vez que esse tipo de trabalho estimula os educandos a fazer pontes entre essas histórias e textos pessoais com seu trabalho corporal. Durante o tempo em que estão sozinhos para improvisar, envolvidos cinestesicamente, os alunos criam frases, gestos, sequências de movimento ou sentimentos e sensações que os textos revelam, que as imagens proporcionam, estabelecendo diálogos. No texto apresentado, o ensino está centrado em:


I- Abordar uma dimensão pedagógica e técnico-instrumental da dança como conteúdo da cultura corporal.
II- Apresentar propostas para o desenvolvimento da dança como expressão do movimento humano no processo ensino-aprendizagem da educação física.
III- Sugerir atividades que vão assegurar a inclusão de danças contemporâneas de forma sistemática e não apenas eventual nas festas e comemorações da escola.
IV- Propor um trabalho que envolve pesquisa e cultivo do diálogo entre a produção cultural da comunidade e da escola.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

No texto apresentado, o ensino está centrado em: I- Abordar uma dimensão pedagógica e técnico-instrumental da dança como conteúdo da cultura corporal. II- Apresentar propostas para o desenvolvimento da dança como expressão do movimento humano no processo ensino-aprendizagem da educação física. III- Sugerir atividades que vão assegurar a inclusão de danças contemporâneas de forma sistemática e não apenas eventual nas festas e comemorações da escola. IV- Propor um trabalho que envolve pesquisa e cultivo do diálogo entre a produção cultural da comunidade e da escola. Portanto, as alternativas corretas são I, II e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando a proposta do professor, como deve ser denominada a apresentação de dança solicitada aos alunos?


A Dramatização.
B Coreografia.
C Exposição.
D Seminário.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:


A As opções I, II e IV estão corretas.
B As opções II, III e IV estão corretas.
C As opções I, III e IV estão corretas.
D As opções I, II e III estão corretas.

Levando em consideração as atividades básicas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Avaliação.
II- Exploração.
III- Interpretação.
IV- Seleção.
V- Estruturação.

( ) Manipulação dos elementos da dança na busca de variações, amplificações, desenvolvimentos ou mesmo novas estruturas.
( ) Ao longo do processo de criação, o artista toma decisões e faz constantemente opções de inclusão ou exclusão.
( ) Esta atividade apresenta um caráter organizacional.
( ) Refere-se às maneiras pelas quais artistas podem perceber e compreender qualidades e conteúdos que emanam do trabalho em progresso.
( ) Esta atividade possibilita ao artista uma visão crítica e panorâmica do processo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: IANNITELLI, L. M. Quadro de seis atividades básicas do processo criativo artístico. Salvador: 1998. (Apostila)


A II - V - III - I - IV.
B V - III - II - IV - I.
C I - V - IV - II - III.
D II - IV - V - III - I.

O bloco Atividades Rítmicas e Expressivas, nos PCN, também especifica as atividades rítmicas e expressivas como meios de subsídios para enriquecer o processo de informação e formação dos códigos corporais de comunicação dos indivíduos e do grupo. Sobre o exposto, a alternativa CORRETA.


A Por meio de danças, mímicas e jogos.
B Por meio de brinncadeiras corporais, danças e mímicas.
C Por meio de danças, mímicas e brincadeiras cantadas.

(ENADE, 2013) Os profissionais de Educação Física são frequentemente convocados a intervir na estética corporal dos indivíduos, que são influenciados, conscientemente ou não, pela cultura da sociedade em que vivem. Pode-se afirmar que a sociedade brasileira está altamente impactada pelas leis do consumo, o que contribui para as representações atuais do que vem a ser um corpo belo e saudável. Na maioria das vezes, esses profissionais privilegiam os conhecimentos da dimensão biológica do ser humano para atender a tais demandas, em detrimento de outros conhecimentos, como o sociológico, o histórico e o antropológico. Estudos têm revelado que aquilo que em determinada época foi considerado belo e saudável, pode ser, em outro contexto, considerado feio e doente, conforme os valores sociais e culturais de cada época. O grande desafio é tornar o culto à própria identidade em uma cultura coletiva e ética, na qual floresça um tipo de afeto por si mesmo que, quanto mais se volte para o próprio corpo, mais se dedique, ao mesmo tempo, aos cuidados com os demais corpos. O texto sugere que os profissionais de educação física intervenham de forma a:


A Rejeitar as demandas, criticando os indivíduos que procuram as academias para ações pontuais, impactadas por modismos midiáticos, criando, assim, um movimento cultural de recusa às identidades.
B Acolher as demandas, porém introduzindo uma intervenção que questione os padrões midiáticos, com vistas a criar um movimento cultural de respeito às identidades.
C Acolher as demandas, porém introduzindo a noção de que não existem corpos feios ou belos, mas, sim, corpos saudáveis ou não saudáveis, com vistas a criar um movimento cultural de culto ao corpo saudável.
D Acolher as demandas de pessoas que querem ficar mais fortes ou magras, com vistas a criar um movimento cultural de culto ao corpo.

Mais conteúdos dessa disciplina