Logo Passei Direto
Buscar
O termo etnia passou a ser mais comumente utilizado e por esse fato Kabengele Munanga afirmou que “Olhando a distribuição geográfica do Brasil e sua realidade etnográfica, percebe-se que não existe uma única cultura branca e uma única cultura negra e que regionalmente podemos distinguir diversas culturas no Brasil. Neste sentido, os afro-baianos produzem no campo da religiosidade, da música, da culinária, da dança, das artes plásticas, etc. uma cultura diferente dos afromineiros, dos afro-maranhenses e dos negros cariocas. (p. 15). Quanto a sua afirmação, pode-se concluir que:


Por não ser possível colocar numa mesma categoria uma ampla pluralidade cultural e identitária, o termo etnia acaba por reconhecer tais especificidades sem silenciar as suas diferenças.
A terminologia etnia de nada diverge da raça, pois ambas retratam a mesma questão que são a formação de um determinado país, podendo utilizar as duas terminologias sem quaisquer problemas.
Obrigou-se a utilização da terminologia etnia por ser mais bem compreensível e inteligível perante as pluralidades culturais existentes em uma determinada sociedade.
As diferenças existentes entre os afromineiros, afro-maranhenses e negros cariocas impossibita que os retratemos enquanto etnias diferentes.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base na afirmação de Kabengele Munanga, pode-se concluir que a opção correta é: Por não ser possível colocar numa mesma categoria uma ampla pluralidade cultural e identitária, o termo etnia acaba por reconhecer tais especificidades sem silenciar as suas diferenças.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina