Buscar

Análise descritiva dos dados A análise descritiva de dados é uma segunda etapa do processo de mineração de dados. A primeira etapa está relacionada...

Análise descritiva dos dados
A análise descritiva de dados é uma segunda etapa do processo de mineração de dados. A primeira etapa está relacionada à preparação da base de dados, também denominada de pré-processamento. Antes de realizar qualquer análise em uma base de dados, é necessário prepará-la, devido às inconsistências e aos ruídos contidos na seleção de dados.
As etapas de preparação da base de dados para a análise seguem esta sequência: (1) definição do problema; (2) seleção dos dados brutos; (3) definição do algoritmo; (4) pré-processamento da base e aplicação do algoritmo ou aplicação do processo de análise descritiva. Após realizado o tratamento da base (pré-processamento), efetua-se a aplicação do algoritmo de mineração ou ainda a aplicação de uma análise descritiva. Segundo Castro e Ferrari (2016), o processo de análise descritiva de dados (ADD) é utilizado para descrever, simplificar ou sumarizar as principais características de uma base de dados, formando um princípio de análise quantitativa de dados.
É importante diferenciar análise descritiva de mineração de dados. A análise descritiva visa encontrar o que há nos dados (características), e os algoritmos de mineração conseguem realizar inferências a partir dos dados, ou seja, realizar um aprendizado. Por exemplo, uma análise descritiva de uma base de dados de exames de câncer de mama consistiria em encontrar características nos dados verificando a média da idade das mulheres que sofrem de câncer de mama. Já a mineração pode predizer se uma determinada pessoa terá ou não câncer a partir de determinadas características (CASTRO; FERRARI, 2016).
Por meio da distribuição de dados e de uma visualização por histograma, é possível encontrar, nos dados armazenados, características que não estão visíveis ou compreensíveis em uma base de dados ou planilha eletrônica. A análise descritiva de dados é um processo que, segundo Castro e Ferrari (2016), é dividido em três passos: (1) organização dos dados em distribuição de frequência; (2) visualização dos dados; e (3) cálculos das médias de frequência, variação e associação.
Para Castro e Ferrari (2016, p. 63), é útil organizar e resumir os dados a partir da construção de uma tabela que lista os valores dos atributos de maneira individual ou agrupada. Também devem ser incluídas as frequências correspondentes (distribuição de frequências), que representam o número de vezes que os v


Essa pergunta também está no material:

1 AI
15 pág.

Inteligência de Negócios - Business Intelligence Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A análise descritiva de dados é uma etapa do processo de mineração de dados que tem como objetivo descrever, simplificar ou sumarizar as principais características de uma base de dados. Ela é realizada após a preparação da base de dados, que envolve a seleção dos dados brutos e o pré-processamento. A análise descritiva busca encontrar características nos dados, como médias, variações e associações, por meio da organização dos dados em distribuição de frequência, visualização dos dados e cálculos estatísticos. É importante diferenciar a análise descritiva da mineração de dados, pois enquanto a primeira busca descrever o que há nos dados, os algoritmos de mineração podem realizar inferências e aprendizado a partir dos dados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais