Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto:

“Por mais longe que remontem minhas lembranças, sempre me vejo cercado de livros. Como meus pais eram ambos bibliotecários, havia sempre muitos livros em minha casa. Meu pai e minha mãe viviam às voltas com o planejamento de novas estantes para absorver todos os novos volumes; enquanto isso, os livros se acumulavam nos quartos e corredores, formando pilhas frágeis em meio às quais eu devia me esgueirar. Logo aprendi a ler e comecei a devorar os textos clássicos adaptados para jovens, As Mil e Uma Noites, os contos dos irmãos Grimm e de Andersen, Tom Sawyer, Oliver Twist e Os Miseráveis. Um dia, aos oito anos, li um romance inteiro; devo ter ficado muito orgulhoso com o fato, pois escrevi em meu diário: ‘Hoje, li Sobre os joelhos do Meu Avô, livro de 223 páginas, em uma hora e meia!’ Durante o primário e o ginásio, continuei a venerar a leitura. Entrar no universo dos escritores, clássicos ou contemporâneos, búlgaros ou estrangeiros, cujas textos passei a ler em versão integral, causava-me sempre um frêmito de prazer: eu podia satisfazer minha curiosidade, viver aventuras, experimentar temores e alegrias, sem me submeter às frustrações que espreitavam minhas relações corn os garotos e garotas da minha idade e do meu meio social.”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro, Difel, 2009, p. 15-16.

Considerando a citação e os conteúdos da Aula 6 da rota de aprendizagem Metodologia do ensino da literatura, avalie as seguintes proposições:

I. Utilizar adaptações de obras literárias, sejam clássicas ou contemporâneas, é um recurso que deve ser utilizado a critério do professor.
PORQUE

II. O trabalho com a obra original nem sempre conduz a bons resultados pedagógicos, já que os alunos não conseguem compreender o original.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Nota: 0.0

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa B: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Adriana Borges

há 2 anos

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Você assinalou essa alternativa (C)

Você acertou!

Comentário: Essa é a alternativa correta segundo a rota de aprendizagem, pois “Adaptação é uma reformulação da história para ser compreendida por leitores contemporâneos, não exigindo fidedignidade com a forma, apenas com o conteúdo. Como professores, devemos nos questionar sobre a necessidade de usar determinada adaptação. Será que, com a devida mediação, os nossos alunos não conseguem utilizar o texto original, o clássico? Não há problema algum de utilizar uma adaptação, desde que ela seja bem pensada.” (rota de aprendizagem Aula 6, p. 9)

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir:

“Conhecer a realidade dos alunos, das turmas e da escola em que trabalhamos é fundamental para sabermos o nível de leitura em que os discentes se encontram”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZATERA, Luciana Carolina Santos. Rota de aprendizagem da aula 4. Metodologia do ensino de Literatura, Curitiba, Intersaberes, Slide 08.

Considerando o fragmento acima e as informações da Aula 04, Videoaula do Tema 02 – Fases da leitura, da disciplina de Metodologia do ensino de Literatura sobre os níveis de leitura, assinale a alternativa correta:

Nota: 10.0

A Conhecer a faixa etária dos alunos não contribui em nada com o processo de formação de leitores no ambiente escolar.

B A maturidade psíquica é o único fator que possibilita o desenvolvimento das capacidades leitoras dos jovens.

C As fases da leitura servem apenas para classificar os estudantes, não contribuindo para um processo de letramento literário eficaz.

D Não é somente a faixa etária que caracteriza o nível de leitura dos alunos.

E O conhecimento sobre os níveis de leitura dos alunos depende dos grupos etários presentes em cada sala de aula.


A Conhecer a faixa etária dos alunos não contribui em nada com o processo de formação de leitores no ambiente escolar.
B A maturidade psíquica é o único fator que possibilita o desenvolvimento das capacidades leitoras dos jovens.
C As fases da leitura servem apenas para classificar os estudantes, não contribuindo para um processo de letramento literário eficaz.
D Não é somente a faixa etária que caracteriza o nível de leitura dos alunos.
E O conhecimento sobre os níveis de leitura dos alunos depende dos grupos etários presentes em cada sala de aula.

Atente para a seguinte afirmação: “Todo ato de linguagem é uma aventura em que o jogo entre a significação explícita e a implícita coloca em risco a eficácia do processo comunicativo. Todavia, os riscos dessa aventura e o prazer dela decorrente são maiores quando o receptor se defronta com um texto em que deve não só identificar possibilidades interpretativas, mas também se situar como responsável pela produção de sentidos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ASSMANN, J.; MÜGGE, E. [et al.]. Literatura na escola: propostas para o ensino fundamental. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 29. Considerando-se a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, em razão das especificidades do texto literário e da sua leitura, assinale a alternativa correta.


A A literatura é um gênero textual específico, o qual envolve a razão, no seu processo de escrita pela estética da palavra, e a emoção, quando possibilita ao leitor a experiência com a subjetividade e o exercício da imaginação.
B O texto literário, em função de sua especificidade, é o único responsável pela construção do sentido. Cabe ao leitor identificar o que o autor quis dizer, mesmo que seja expresso de forma figurada.
C O texto literário extrapola a intenção informativa e comunicativa dos textos do cotidiano, organizando-se de forma específica, buscando surpreender o leitor, exigindo as habilidades leitoras diferenciadas.
D O que caracteriza o texto literário é a sua literariedade, característica que apresenta o texto a partir das informações sobre a realidade apenas.
E A literatura pode ser identificada apenas em gêneros textuais específicos, tais como: conto e romance apenas.

Atente para a seguinte citação: o livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 52. A partir da leitura dessa citação, dada como reflexão, e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, pensando-se sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e as suas estratégias, analise as afirmativas:


A Não é necessário o aspecto transdisciplinar da leitura, pois não existe atualização no estudo da leitura, da recepção e nem de metodologias de leitura.
B O repertório de leitura do aluno deverá ser desconsiderado, uma vez que o professor é que deverá formá-lo, evitando assim leituras de má qualidade.
C Aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa é uma das principais funções

Questão 7/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Considere o fragmento a seguir:

“Não é raro encontrarmos professores com dificuldades para selecionar e indicar livros de leitura literária a seus alunos, assim como não é raro encontrarmos profissionais docentes vivendo a dificuldade de formar leitores mais ou menos competentes”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Marta Morais. Metodologia do ensino da Literatura Infantil. Curitiba: Ibpex, 2007, p. 09.
A partir dessas informações e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, no que diz respeito às dificuldades encontradas para trabalhar o texto literário em sala de aula, assinale a alternativa correta.


A As atividades pedagógicas que envolvem o ensino da literatura, muitas vezes, são percebidas pelo aluno como aprisionamento, controle e obrigação, uma vez que tais atividades não despertam o prazer para a leitura do texto.
B A formação do professor é um facilitador, uma vez que a partir de atividades e leitura e reflexão possa desenvolver atividades de leitura do que os alunos gostam, sem que haja necessita de reflexão.
C A falta de conhecimento dos professores sobre o acervo de literatura infantil não chega a ser um problema para o trabalho com a literatura, uma vez que os livros didáticos trazem vários textos literários que podem ser aproveitados pelo professor em suas aulas.
D Não há necessidade de que o professor inclua o texto literário em seu planejamento, afinal, como o foco na literatura é a leitura pelo prazer e pela fruição, a seleção das obras pode ser feita de improviso no momento da aula.
E Ao desenvolver as atividades para trabalhar com as habilidades na prática pedagógica, é necessário que o professor siga exatamente a lista de obras indicadas para cada ano.

Questão 8/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Atente para a seguinte afirmação:

“[...] o texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas – históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo –, ele também oferece vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias, etc.”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005, p. 12.
Tendo em vista o fragmento de texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura juvenil, sobre a adequação das obras literárias a crianças e jovens, assinale a alternativa correta.


A A literatura infantil ou juvenil não deve respeitar os interesses, as competências e as habilidades dos leitores, pois sua função é apenas fornecer informações sobre diferentes temas.
B A literatura infantil ou juvenil deve ser restrita a temas históricos, sociais, existenciais e éticos, excluindo qualquer outro tipo de satisfação ao leitor.
C A literatura infantil ou juvenil não oferece nenhum tipo de satisfação ao leitor, sendo apenas uma forma de adquirir conhecimentos variados.
D A literatura infantil ou juvenil é polissêmica e oferece diferentes tipos de satisfação ao leitor, como adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais e entrar em contato com novas ideias.
E A literatura infantil ou juvenil não é adequada para crianças e jovens, pois sua leitura provoca reações diversas que podem ser prejudiciais.

Questão 9/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] defendendo a literatura infantil como agente formador, por excelência, chega-se à conclusão de que o professor precisa estar ‘sintonizado’ com as transformações do momento presente e reorganizar seu próprio conhecimento ou consciência de mundo, orientado em três direções principais: da literatura (como leitor atento), da realidade social que o cerca (como cidadão consciente da ‘geleia geral’ dominante e de suas possíveis causas) e da docência (como profissional competente)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didátic a. São Paulo: Moderna, 2000, p.18. A partir da leitura dessa citação e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, no que diz respeito às habilidades e competências do professor para trabalhar o texto literário em sala de aula, assinale a alternativa correta.


A O conhecimento que o professor deve ter do acervo literário não precisa ser amplo, desde que conheça obras canônicas e representativas da Literatura Infantil brasileira, até mesmo porque são essas obras que serviram de referência para os autores contemporâneos.
B O professor precisa limitar a prática pessoal de leituras, sem que haja necessidade de variações, focando em apenas ler os clássicos e a partir deles refletir os processos literários.
C O professor deverá conhecer a evolução histórica da Literatura Infantil para não perder de vista o potencial pedagógico que se perpetuou no gênero desde a sua origem e cuja presença é de extrema importância no contexto da sala de aula, orientando a formação do leitor-criança.
D É esperado do professor que trabalha com a literatura o conhecimento e a capacidade de desenvolver junto aos seus alunos técnicas e métodos de ensino que promovam o desenvolvimento do leitor em formação, bem como estimulem a continuidade desse processo.
E Na sala de aula, o professor deverá se limitar a desenvolver atividades que trabalhem apenas um única gênero literário, para que o aluno não se confunda com as especificidades de cada um.

Questão 10/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A sala de aula pode ser um bom espaço de leitura? Se bem-preparado, sim! É possível ter um baú, uma estante, uma sacola com livros que periodicamente são trocados. Há também a possibilidade de organizar cantos de leitur


A O conhecimento que o professor deve ter do acervo literário não precisa ser amplo, desde que conheça obras canônicas e representativas da Literatura Infantil brasileira, até mesmo porque são essas obras que serviram de referência para os autores contemporâneos.
B O professor precisa limitar a prática pessoal de leituras, sem que haja necessidade de variações, focando em apenas ler os clássicos e a partir deles refletir os processos literários.
C O professor deverá conhecer a evolução histórica da Literatura Infantil para não perder de vista o potencial pedagógico que se perpetuou no gênero desde a sua origem e cuja presença é de extrema importância no contexto da sala de aula, orientando a formação do leitor-criança.
D É esperado do professor que trabalha com a literatura o conhecimento e a capacidade de desenvolver junto aos seus alunos técnicas e métodos de ensino que promovam o desenvolvimento do leitor em formação, bem como estimulem a continuidade desse processo.
E Na sala de aula, o professor deverá se limitar a desenvolver atividades que trabalhem apenas um única gênero literário, para que o aluno não se confunda com as especificidades de cada um.

Mais conteúdos dessa disciplina