Buscar

Leia o fragmento de texto: “Por mais longe que remontem minhas lembranças, sempre me vejo cercado de livros. Como meus pais eram ambos bibliotecár...

Leia o fragmento de texto:

“Por mais longe que remontem minhas lembranças, sempre me vejo cercado de livros. Como meus pais eram ambos bibliotecários, havia sempre muitos livros em minha casa. Meu pai e minha mãe viviam às voltas com o planejamento de novas estantes para absorver todos os novos volumes; enquanto isso, os livros se acumulavam nos quartos e corredores, formando pilhas frágeis em meio às quais eu devia me esgueirar. Logo aprendi a ler e comecei a devorar os textos clássicos adaptados para jovens, As Mil e Uma Noites, os contos dos irmãos Grimm e de Andersen, Tom Sawyer, Oliver Twist e Os Miseráveis. Um dia, aos oito anos, li um romance inteiro; devo ter ficado muito orgulhoso com o fato, pois escrevi em meu diário: ‘Hoje, li Sobre os joelhos do Meu Avô, livro de 223 páginas, em uma hora e meia!’ Durante o primário e o ginásio, continuei a venerar a leitura. Entrar no universo dos escritores, clássicos ou contemporâneos, búlgaros ou estrangeiros, cujas textos passei a ler em versão integral, causava-me sempre um frêmito de prazer: eu podia satisfazer minha curiosidade, viver aventuras, experimentar temores e alegrias, sem me submeter às frustrações que espreitavam minhas relações corn os garotos e garotas da minha idade e do meu meio social.”

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. Rio de Janeiro, Difel, 2009, p. 15-16.

Considerando a citação e os conteúdos da Aula 6 da rota de aprendizagem Metodologia do ensino da literatura, avalie as seguintes proposições:

I. Utilizar adaptações de obras literárias, sejam clássicas ou contemporâneas, é um recurso que deve ser utilizado a critério do professor.
PORQUE

II. O trabalho com a obra original nem sempre conduz a bons resultados pedagógicos, já que os alunos não conseguem compreender o original.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Nota: 0.0

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Essa pergunta também está no material:

APOL 6
10 pág.

Metodologia de Ensino da Literatura Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira."

0
Dislike0
User badge image

Adriana Borges

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Você assinalou essa alternativa (C)

Você acertou!

Comentário: Essa é a alternativa correta segundo a rota de aprendizagem, pois “Adaptação é uma reformulação da história para ser compreendida por leitores contemporâneos, não exigindo fidedignidade com a forma, apenas com o conteúdo. Como professores, devemos nos questionar sobre a necessidade de usar determinada adaptação. Será que, com a devida mediação, os nossos alunos não conseguem utilizar o texto original, o clássico? Não há problema algum de utilizar uma adaptação, desde que ela seja bem pensada.” (rota de aprendizagem Aula 6, p. 9)

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando