Buscar

Questão 9/10 - Metodologia do Ensino da Literatura Leia o extrato de texto a seguir: “[...] defendendo a literatura infantil como agente formador, ...

Questão 9/10 - Metodologia do Ensino da Literatura
Leia o extrato de texto a seguir:
“[...] defendendo a literatura infantil como agente formador, por excelência, chega-se à conclusão de que o professor precisa estar ‘sintonizado’ com as transformações do momento presente e reorganizar seu próprio conhecimento ou consciência de mundo, orientado em três direções principais: da literatura (como leitor atento), da realidade social que o cerca (como cidadão consciente da ‘geleia geral’ dominante e de suas possíveis causas) e da docência (como profissional competente)”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didátic a. São Paulo: Moderna, 2000, p.18. A partir da leitura dessa citação e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, no que diz respeito às habilidades e competências do professor para trabalhar o texto literário em sala de aula, assinale a alternativa correta.


A O conhecimento que o professor deve ter do acervo literário não precisa ser amplo, desde que conheça obras canônicas e representativas da Literatura Infantil brasileira, até mesmo porque são essas obras que serviram de referência para os autores contemporâneos.
B O professor precisa limitar a prática pessoal de leituras, sem que haja necessidade de variações, focando em apenas ler os clássicos e a partir deles refletir os processos literários.
C O professor deverá conhecer a evolução histórica da Literatura Infantil para não perder de vista o potencial pedagógico que se perpetuou no gênero desde a sua origem e cuja presença é de extrema importância no contexto da sala de aula, orientando a formação do leitor-criança.
D É esperado do professor que trabalha com a literatura o conhecimento e a capacidade de desenvolver junto aos seus alunos técnicas e métodos de ensino que promovam o desenvolvimento do leitor em formação, bem como estimulem a continuidade desse processo.
E Na sala de aula, o professor deverá se limitar a desenvolver atividades que trabalhem apenas um única gênero literário, para que o aluno não se confunda com as especificidades de cada um.

Essa pergunta também está no material:

APOL 6
10 pág.

Metodologia de Ensino da Literatura Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da leitura do trecho citado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do Ensino da Literatura Infantil, a alternativa correta é a letra D: É esperado do professor que trabalha com a literatura o conhecimento e a capacidade de desenvolver junto aos seus alunos técnicas e métodos de ensino que promovam o desenvolvimento do leitor em formação, bem como estimulem a continuidade desse processo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais