Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com o Ministério da Saúde, para uma adequada preparação para a coleta do exame, assinale a alternativa correta sobre o preparo que as mulheres devem realizar:


a. Evitar a utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais por 24 horas antes da coleta.
b. Evitar a realização de exames intravaginais, como a ultrassonografia, nas 72 horas anteriores à coleta.
c. Manter relações sexuais. A recomendação é que a mulher esteja no período menstrual.
d. Evitar a coleta no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico; nesses casos, deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação.
e. Realizar a coleta em qualquer momento, não há necessidade de preparo prévio.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para a coleta de exames ginecológicos, como o Papanicolau, é fundamental seguir algumas orientações para garantir a precisão dos resultados. Vamos analisar as alternativas: a) Evitar a utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais por 24 horas antes da coleta. - Correto, pois esses produtos podem interferir nos resultados do exame. b) Evitar a realização de exames intravaginais, como a ultrassonografia, nas 72 horas anteriores à coleta. - Embora seja uma boa prática, não é uma recomendação tão comum quanto a da alternativa (a). c) Manter relações sexuais. A recomendação é que a mulher esteja no período menstrual. - Não é recomendado manter relações sexuais antes da coleta, especialmente durante a menstruação. d) Evitar a coleta no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico; nesses casos, deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação. - Correto, pois a menstruação pode interferir nos resultados. e) Realizar a coleta em qualquer momento, não há necessidade de preparo prévio. - Incorreto, pois há sim recomendações de preparo. Analisando as opções, as alternativas (a) e (d) estão corretas, mas a (d) é mais específica sobre o momento da coleta. No entanto, a alternativa (a) é uma recomendação geral importante. A alternativa mais correta e que se alinha com as orientações do Ministério da Saúde é: a) Evitar a utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais por 24 horas antes da coleta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o Ministério da Saúde, a alternativa correta sobre o preparo que as mulheres devem realizar para a coleta do exame é a letra D: Evitar a coleta no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citopatológico; nesses casos, deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Acerca do rastreamento do câncer do colo do útero em situações especiais por meio da coleta de material para o exame de colpocitologia oncótica, o Ministério da Saúde (2013) recomenda que:


a. I.
b. II.
c. III.
d. I e II.
e. II e III.

O exame papanicolau deve ser realizado a cada dois anos por todas as mulheres independentemente da idade e atividade sexual. Comentário da resposta: A Comentário: O exame clínico das mamas é parte do atendimento à saúde da mulher e deve ser realizado em todas as consultas clínicas.


e. O exame papanicolau deve ser realizado a cada dois anos por todas as mulheres independentemente da idade e atividade sexual. Comentário da resposta: Resposta: A Comentário: O exame clínico das mamas é parte do atendimento à saúde da mulher e deve ser realizado em todas as consultas clínicas.

O câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Sabe-se que as mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm grande chance de cura. Pensando nesse agravo à saúde. Marque V (verdadeira) e F (falsa) para as proposições abaixo:

São considerados fatores de risco: idade; atividade sexual antes dos 18 anos e nº de parceiros; tabagismo (nicotina – efeito carcinogênico e imunossupressor); e baixa condição socioeconômica.
Em relação à vacina preventiva para HPV no Brasil, sabe-se que é do tipo quadrivalente (tipos 6, 11, 16 e 18), abrangendo os isotipos HPV de alto risco para câncer cervical. Sendo assim, cada adolescente deverá receber 1 dose do imunobiológico para garantir sua imunização.
O exame citológico baseia-se no estudo das células normais ou patológicas do colo, através de coleta de células do colo uterino. Para garantir qualidade em relação ao material coletado, orientar: abstinência sexual de 48 horas, não deve submeter-se a exames intravaginais (ultrassonografias), fazer duchas ou ter usado medicamento vaginal previamente (48 a 72 horas) e não estar no período menstrual.
Durante a coleta do material celular, seguir a seguinte sequência: endocérvice com auxílio da escova endocervical, girando a mesma por 360° e, posteriormente, realizar a coleta da ectocérvice com auxílio da espátula de Ayres.
Exame geralmente recomendado para mulheres que têm resultado anormal no exame de papanicolau ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração, ou seja, Colposcopia.
a. VVVVV.
b. VFVFV.
c. FFFVV.
d. FVVFV.
e. VFVFF.

Mais conteúdos dessa disciplina