Buscar

Dispõe o Código Penal, no art. 2º que: "Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a ex...

Dispõe o Código Penal, no art. 2º que: "Ninguém pode ser punido por fato que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execução e os efeitos penais da sentença condenatória. Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado". Nesse contexto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:

( ) Novatio legis in mellius: se surgir uma nova lei tornando típico fato anteriormente não punível, será aplicável somente aos fatos praticados posteriormente a sua entrada em vigor.
( ) abolitio criminis: caso a nova lei deixe de incriminar fato anteriormente considerado como crime, retroagirá beneficiando todos os fatos praticados antes de sua vigência, pois não há mais, por parte do Estado, interesse na punição daquela conduta. Portanto, a nova lei mais benéfica alcança inclusive os casos em que já houve julgamento e afasta as efeitos da condenação.
( ) Novatio legis in pejus: na hipótese de nova lei mais severa que a anterior, por exemplo, que aumente a punição para determinado crime, não retroagirá aos fatos praticados antes de sua vigência, sendo aplicável apenas aos fatos futuros;
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


a. Somente tem aplicabilidade em crimes contra o patrimônio.
b. Exige, para seu reconhecimento, que as consequências da conduta tenham sido de pequena relevância.
c. Seu reconhecimento exclui a tipicidade, constituindo-se em instrumento de interpretação restritiva do tipo penal.
d. Somente pode ser invocado em relação a fatos que geraram mínima perturbação social.
e. Sua aplicação não é prevista no Código Penal, mas é amplamente admitida pela doutrina e jurisprudência.

Essa pergunta também está no material:

U1S3 - Atividade Diagnóstica
4 pág.

Direito Penal I Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta das afirmativas é: (V) Novatio legis in mellius: se surgir uma nova lei tornando típico fato anteriormente não punível, será aplicável somente aos fatos praticados posteriormente a sua entrada em vigor. (V) abolitio criminis: caso a nova lei deixe de incriminar fato anteriormente considerado como crime, retroagirá beneficiando todos os fatos praticados antes de sua vigência, pois não há mais, por parte do Estado, interesse na punição daquela conduta. Portanto, a nova lei mais benéfica alcança inclusive os casos em que já houve julgamento e afasta as efeitos da condenação. (F) Novatio legis in pejus: na hipótese de nova lei mais severa que a anterior, por exemplo, que aumente a punição para determinado crime, não retroagirá aos fatos praticados antes de sua vigência, sendo aplicável apenas aos fatos futuros. Portanto, a alternativa correta é a letra: b. Exige, para seu reconhecimento, que as consequências da conduta tenham sido de pequena relevância.

0
Dislike1
User badge image

Letícia Thomaz

Novatio Legis in mellius quer dizer que existe uma melhora na situação do réu. Quando uma lei passa a punir uma conduta, tornando-a agora um fato típico penal, existe novatio legis in pejus (em prejuízo do réu).

Já o abolitio criminis ocorre quando uma lei deixa de punir o fato que era anteriormente punível, retroagindo a todas as situações anteriores e beneficiando todos os fatos antes de sua vigência.

A alternativa correta é a A (F-V-V)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais