Buscar

Considerando a ausência de algum(ns) parlamentares nas sessões deliberativas, a aprovação de uma lei complementar exige mais votos do que a aprovaç...

Considerando a ausência de algum(ns) parlamentares nas sessões deliberativas, a aprovação de uma lei complementar exige mais votos do que a aprovação de uma lei ordinária, porém as duas prescindem de sanção ou veto do Presidente da República.

18. (___). (OFFICIUM/TJ-RS/Juiz – 2012) Só é exigível lei complementar nas hipóteses taxativamente previstas na Constituição Federal.
19. (PGR/Procurador da República – 2005) As leis ordinárias, como as leis complementares, serão aprovadas por maioria absoluta, sendo que a adoção das últimas somente ocorrerá quando houver disposição expressa na Constituição prevendo que a matéria deverá ser por elas regulada.
20. (___). (CESPE/STF/Técnico Judiciário – 2008) Só cabe lei complementar, no sistema normativo brasileiro, quando formalmente for necessária a sua edição por norma constitucional explícita.
21. (___). (FMP-RS/PGE-AC/Procurador do Estado – 2014) Uma das diferenças relevantes diz respeito à competência temática, pois as leis ordinárias são enumeradas na Constituição.
22. (___). (UFMT/MPE-MT/Promotor de Justiça – 2014) As leis complementares terão caráter residual e não expresso, sendo necessário quórum de maioria absoluta para a sua aprovação.
23. (___). (FUNCAB/ANS – 2013) A Lei Complementar exige aprovação por maioria absoluta, enquanto a Lei Ordinária é aprovada por maioria simples dos membros presentes à sessão, desde que presente a maioria absoluta dos membros de cada Casa ou de suas Comissões.
24. (___). (CETRO/ANVISA/Técnico – 2013) As leis complementares, assim como as leis ordinárias, são aprovadas por maioria simples dos presentes em sessão da Câmara dos Deputados.
25. (___). (VUNESP/TJ-SP/Advogado – 2013) Exigem quorum de maioria absoluta de ambas as Casas Legislativas para sua aprovação, mas dispensam a sanção do Chefe do Executivo, uma vez que são promulgadas pelo Poder Legislativo.
26. (___). (FAE/TRT - 9ª Região/Juiz do Trabalho – 2006) Lei complementar é a aprovada por quorum mínimo da maioria absoluta da composição de cada Casa do Congresso Nacional.
27. (___). (FAE/TRT - 9ª Região/Juiz do Trabalho – 2006 – Alterada) A Casa do Congresso Nacional na qual tenha sido concluída a votação enviará o projeto de lei ao Presidente da República, que, aquiescendo, o sancionará.
28. (___). (PGT/Procurador – 2011) O decreto legislativo é a espécie normativa que tem, como objeto, a regulamentação das matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional.
29. (___). (CESPE/CADE – 2014) O decreto legislativo é espécie legislativa criada sem a exigência de sanção do presidente da República. Por outro lado, a lei ordinária exige, no processo de sua elaboração, a manifestação do presidente da República por meio da sanção ou do veto.
30. (___). (FGV/Senado Federal/Analista – 2008 – Alterada) No tocante aos decretos legislativos, o projeto deve ser votado nas duas Casas Parlamentares e apresentado à sanção do Presidente da República.
31. (___). (FGV/Senado Federal/Analista – 2008) O quorum de votação para aprovar o decreto legislativo é de maioria simples.
32. (___). (FUMARC/Prefeitura de Nova Lima – MG/Procurador Municipal – 2011) O processo legislativo também compreende a elaboração de decretos legislativos, os quais dispensam a sanção do executivo.
33. (___). (CESPE/TRT - 21ª Região/Analista Judiciário – 2010) As matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional são reguladas por decretos legislativos.
34. (___). (FUNIVERSA/SEPLAG-DF/Analista – 2009) O decreto legislativo, bem como a resolução, segundo previsão constitucional, deve ser aprovado por maioria simples e se submete à sanção ou ao veto do presidente da República.
35. (___). (CESPE/BACEN/Procurador – 2009) O decreto legislativo é espécie normativa destinada a dispor acerca de matérias de competência exclusiva do Congresso Nacional e deve ser, obrigatoriamente, instruído, discutido e votado em ambas as casas legislativas.

Essa pergunta também está no material:

3 Ex FixDC IIOrg Pol Adm RFB
25 pág.

Direito Administrativo I Universidade de FortalezaUniversidade de Fortaleza

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A aprovação de uma lei complementar exige mais votos do que a aprovação de uma lei ordinária, mesmo considerando a ausência de parlamentares nas sessões deliberativas. Ambas as leis não precisam de sanção ou veto do Presidente da República.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais