Buscar

“Enquetes de intenção de voto, conduzidas online, aparecem com frequência em períodos eleitorais. Não raro, esses levantamentos, compartilhados em ...

“Enquetes de intenção de voto, conduzidas online, aparecem com frequência em períodos eleitorais. Não raro, esses levantamentos, compartilhados em pequenos círculos de amizade, discordam de resultados das pesquisas realizadas pelos grandes institutos, que têm ampla divulgação na mídia. Pesquisas eleitorais são parte do jogo político e podem, de fato, retratar o que seria o resultado da eleição no momento da consulta. Mas precisam ser bem conduzidas. O que se busca em uma pesquisa de opinião é que ela se aproxime o máximo possível do que a população do realmente pensa: neste caso, dos votos que serão dados no dia da eleição. Para isso, é essencial que as pessoas selecionadas para responder as perguntas sejam representativas da totalidade dos eleitores [....] Mesmo considerando que as pesquisas sejam feitas de modo absolutamente correto, ainda é possível que duas delas, tentando retratar o mesmo momento, deem resultados diferentes. A apresentado da pesquisa depende de uma análise estatística de dados, e o erro estatístico, gerado pelo acaso, sempre pode aparecer - apesar de a probabilidade ser baixa, é possível, por exemplo, ao lançar dez dados perfeitamente honestos, obter dez faces com o mesmo número e concluir (falsamente, no caso) que os dados estado dos. Essa incerteza da própria medida é descrita pela margem de erro que acompanha os resultados. [...]”

Fonte: YAMASHITA, M. Pesquisas são mais confiáveis do que qualquer "Datapovo". Revista Questão de Ciência, 2022. Disponível em: https:/ /bit.ly/424VTof. Acesso em: 5 jan. 2023. Com base no texto, assinale a alternativa correta:

 

A ( ) O texto discute a necessidade da adoção de uma metodologia de amostragem que reflita os interesses do contratante da pesquisa, assim a metodologia estatística deve ser ajustada para que maximize a amostragem em locais onde um determinado candidato será o escolhido.

 B ( ) O texto discute a necessidade da adoção de uma metodologia de amostragem que reflita os anseios dos eleitores que estão mais atentos ao que acontece nas redes sociais. Dessa forma, o modelo de pesquisa eleitoral deve refletir a realidade das redes e não da população em geral.

C ( ) O texto discute a necessidade da adoção de uma metodologia de amostragem que reflita a realidade dos fatos. Isso só é possível adotando uma metodologia estatística para a conversão dos dados qualitativos em dados quantitativos, e que a amostragem também seja representativa do fenômeno.

 D ( ) O texto discute a necessidade de proibir que os institutos de pesquisa realizem os levantamentos utilizando o método estatístico, uma vez que esse método é incapaz de verificar a realidade com confiabilidade aceitável pelos parâmetros científicos.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto fornecido, a alternativa correta é a C) O texto discute a necessidade da adoção de uma metodologia de amostragem que reflita a realidade dos fatos. Isso só é possível adotando uma metodologia estatística para a conversão dos dados qualitativos em dados quantitativos, e que a amostragem também seja representativa do fenômeno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais