Buscar

O pulso representa qualquer flutuação aplicada do sistema vascular. Desse modo, na onda do pulso aórtico, após abertura da válvula aórtica, a veloc...

O pulso representa qualquer flutuação aplicada do sistema vascular. Desse modo, na onda do pulso aórtico, após abertura da válvula aórtica, a velocidade do fluxo sanguíneo aumenta rapidamente e atinge o pico da pressão máxima. O ramo descendente da curva de pressão aórtica é interrompido por uma pequena deflexão negativa, a incisura que corresponde ao fechamento da válvula aórtica, seguida de uma pequena onda dicrótica produzida pelo recuo elástico da artéria. Na fisiologia normal, o volume de sangue aumenta nas câmaras cardíacas direitas e no leito pulmonar durante a inspiração decorrente do aumento do retorno venoso. Nos casos de pulso paradoxal, assinale a opção que corresponde ao caso patológico.

A. 

Normalmente, o pulso acelera durante a inspiração e é mais lento na expiração, sem alteração importante no volume, sendo evidenciado em pacientes com insuficiência cardíaca congestiva. Essa alteração causa uma redução relativa da volemia nas câmaras esquerdas, que gera uma pequena redução da PA (ex PAS> 125 –> 120 mmHg)

B. 

Desaparece ou diminui durante a inspiração, com alteração importante de volume entre os pacientes com pericardite constritiva, tamponamento cardíaco e doença obstrutiva broncopulmonar crônica. Essa alteração causa um aumento relativo da volemia nas câmaras esquerdas, que gera um pequeno aumento da PA (ex PAS< 125 –> 120 mmHg).

C. 

Sua característica clínica é mais perceptível à palpação do pulso radial, sendo mais evidenciado entre os pacientes com insuficiência cardíaca congestiva. Essa alteração causa uma redução relativa da volemia nas câmaras esquerdas, que gera uma pequena redução da PA (ex PAS<125 –> 120 mmHg)

D. 

Desaparece ou diminui durante a inspiração, sem alteração importante de volume entre os pacientes com pericardite constritiva, tamponamento cardíaco e doença obstrutiva broncopulmonar crônica. Essa alteração, considerada anormal, causa uma redução relativa da volemia nas câmaras esquerdas, que gera uma pequena redução da PA (ex PAS> 125 –> 120 mmHg) nesta fase do ciclo respiratório.

E. 

Altera intensidade maior e menor com a mesma frequência, sem alteração importante no volume, sendo evidenciado entre pacientes com pericardite constritiva, tamponamento cardíaco e insuficiência cardíaca. Essa alteração, considerada anormal, causa uma aumento relativo da volemia nas câmaras esquerdas, que gera um pequeno aumento da PA (ex PAS> 125 –> 120 mmHg).


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta para o caso patológico de pulso paradoxal é a letra B. Nesse caso, o pulso desaparece ou diminui durante a inspiração, com uma alteração importante de volume entre os pacientes com pericardite constritiva, tamponamento cardíaco e doença obstrutiva broncopulmonar crônica. Essa alteração causa um aumento relativo da volemia nas câmaras esquerdas, o que gera um pequeno aumento da pressão arterial (ex: PAS < 125 -> 120 mmHg).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais