(CAMPOS NOVOS 2019) Analise as afirmativas abaixo:
A Escola dos Annales é uma vertente historiográfica do século XX que se constituiu em torno do periódico francês Annales d’histoire économique et sociale. A escola foi fundada por Febvre e Bloch, em 1929, com a proposta de ir além da visão positivista da história como crônica de acontecimentos. Os idealizadores da escola pretendiam substituir os processos históricos de longa duração pelo tempo breve da história dos acontecimentos do tempo presente. Braudel foi um dos personagens mais relevantes da segunda geração da Escola dos Annales, especialmente por seu livro O Mediterrâneo. Uma inovação relevante presente nos escritos dos seguidores dessa escola foi a incorporação de métodos das Ciências Sociais à História. São corretas apenas as afirmativas 1, 3, 4 e 5 São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5 São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4 São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5 São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
(BÚZIOS 2012) O século XX conheceu, no campo da historiografia, uma extraordinária mudança na concepção do documento e das fontes históricas disponíveis ao historiador. Sobre este aspecto, pode-se afirmar que Lucien Febvre, historiador francês integrante dos Annales, foi o responsável pela sistematização da vertente historiográfica posteriormente conhecida como História das Mentalidades. Nesta modalidade a compreensão dos sentimentos e subconscientes dos atores históricos era possibilitada por meio da análise de relatos obtidos junto à psicologia. Ciência, que com Sigmund Freud, ganhara notoriedade no início do século XX. a História Social inglesa, da qual fizeram parte os historiadores Christopher Hill e E. P. Thompson, esteve envolvida na busca de novas fontes e novas concepções de documentos, bem como na ruptura com o materialismo histórico e a superação da metodologia marxista de análise histórica das sociedades. X a expansão documental começa com a gradual diversificação do que se entendia por fontes textuais, tradicionalmente registradas por meio da escrita. Por conseguinte, amplia a noção de fontes não textuais, que a partir de então também estariam disponíveis ao historiador: fontes orais, fontes iconográficas, objetos e utensílios, fontes naturais, etc. Marc Bloch foi um expoente desta problematização. houve, a partir dos pressupostos da escola metódica, uma reavaliação do valor de fontes históricas tradicionalmente utilizadas enquanto documentos históricos. Ou seja, as fontes orais, vestígios arqueológicos, objetos e utensílios deixaram de ter valor documental, dando espaço para as fontes textuais e escritas que permitiam aos historiadores confirmar sua veracidade. a escola do Annales, da qual Fustel de Coulanges e Georges Duby fizeram parte, foi responsável por uma mudança considerável nos paradigmas historiográficos sobre o documento histórico, bem como nas novas possibilidades metodológicas ao afastarem da
Lucien Febvre, historiador francês integrante dos Annales, foi o responsável pela sistematização da vertente historiográfica posteriormente conhecida como História das Mentalidades. a História Social inglesa, da qual fizeram parte os historiadores Christopher Hill e E. P. Thompson, esteve envolvida na busca de novas fontes e novas concepções de documentos, bem como na ruptura com o materialismo histórico e a superação da metodologia marxista de análise histórica das sociedades. a expansão documental começa com a gradual diversificação do que se entendia por fontes textuais, tradicionalmente registradas por meio da escrita. Por conseguinte, amplia a noção de fontes não textuais, que a partir de então também estariam disponíveis ao historiador: fontes orais, fontes iconográficas, objetos e utensílios, fontes naturais, etc. Marc Bloch foi um expoente desta problematização. houve, a partir dos pressupostos da escola metódica, uma reavaliação do valor de fontes históricas tradicionalmente utilizadas enquanto documentos históricos. Ou seja, as fontes orais, vestígios arqueológicos, objetos e utensílios deixaram de ter valor documental, dando espaço para as fontes textuais e escritas que permitiam aos historiadores confirmar sua veracidade. a escola do Annales, da qual Fustel de Coulanges e Georges Duby fizeram parte, foi responsável por uma mudança considerável nos paradigmas historiográficos sobre o documento histórico, bem como nas novas possibilidades metodológicas ao afastarem da
Leia a seguinte afirmação: “A história é ciência dos homens no tempo” (BLOCH, Marc. Apologia da História ou O ofício de Historiador. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2001.) Com sua famosa afirmação, o historiador francês Marc Bloch relaciona três categorias essenciais para a Historiografia. Assinale a opção correta.
Cultura, ciência e sociedade. Religião, tempo e cultura. Ciência, tempo e religião. Ciência, tempo e sociedade. Tempo, sociedade e cultura.