Buscar

Sobre o Poder Constituinte Originário e os poderes constituintes dele derivados, assinale a resposta INCORRETA: 1. O Poder Reformador, sujeito a ...

Sobre o Poder Constituinte Originário e os poderes constituintes dele derivados, assinale a resposta INCORRETA:


1. O Poder Reformador, sujeito a limitações, dentre as quais o respeito às “cláusulas pétreas”, é responsável por modificar a Carta Magna por meio de Emenda Constitucional, aperfeiçoando a regulamentação de determinada matéria.
2. O Poder Decorrente, conferido às Assembleias Legislativas estaduais para estruturarem suas respectivas Constituições, tem como limitações não invadir competências asseguradas à União, seguir os princípios orçamentários estabelecidos pela Constituição Federal, respeitar a forma federativa, o princípio republicano e os direitos fundamentais enumerados na Carta Magna e observar as regras do processo legislativo federal, adaptando-as às peculiaridades estaduais.
3. O Poder Revisor teve como objetivo revisar a Constituição após o quinto ano de sua promulgação, produziu as Emendas Constitucionais de Revisão e já não pode mais ser exercido.
4. Elaborada a nova Consituição, o Poder Constituinte Originário fica definitivamente extinto.
5. O Distrito Federal possui Poder Decorrente, quando elabora sua Lei Orgânica, que tem natureza de Constituição Distrital, segundo o STF.

Essa pergunta também está no material:

Revisão direito constitucional
15 pág.

Direito Constitucional II Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta incorreta é a afirmativa 4. Elaborada a nova Constituição, o Poder Constituinte Originário fica definitivamente extinto. Na verdade, o Poder Constituinte Originário não é extinto após a elaboração de uma nova Constituição, ele continua existindo como a fonte máxima de poder para criar uma nova ordem constitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais