I – A mistura e a reapropriação de imagens culturais sempre ocorreu na história da humanidade, mas sua escala e frequência aumentaram consideravelmente no século XX, a partir das imagens eletrônicas e das tecnologias digitais. II – Antes da fotografia e do cinema, a apropriação de elementos culturais nas mensagens midiáticas era bastante velada, não sendo reconhecída pela maior parte da população da época. III – A apropriação das mídias pela arte ocorre com mais frequência do que o contrário, especialmente a partir das vanguardas artísticas da primeira metade do século XX, como a pop art. Quanto a essas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Qual a definição trazida abaixo que corretamente define a noção de cultura para a Semiótica da Cultura (SC)?
A cultura é um sistema de sistemas semióticos.
O que foi a Semiótica da Cultura (SC)? Marque a alternativa CORRETA.
Foi um campo formado por estudiosos russos que formou uma teoria não unificada sobre a cultura a partir da reflexão sobre os sistemas de signos.
A respeito da noção de comunicação, marque a alternativa CORRETA.
A comunicação é social e se relaciona às mudanças operadas pelo homem na história.
Qual noção elaborada pelas reflexões “bakhtinianas” que é retomada pela Escola de Tartu-Moscou, em virtude da importância que trouxe para a compreensão do processo comunicativo como fundamentalmente social?
Dialogismo.
Durante o processo de interpretação da imagem, o contexto é o ponto de partida indispensável para uma leitura crítica dela. Qual das terminologias abaixo caracteriza mais adequadamente o contexto?
Santaella e Noth (1997), em seu livro sobre imagem, cognição, Semiótica e mídia, abordam a questão do tempo. Quais são as categorias usadas pelos autores para falar sobre o tempo?
Intrínseco, extrínseco e intersticial. Passado, presente e futuro. Temporal, espacial e simbólico. Duração, ritmo e simultaneidade.