Buscar

É muito comum o Tecnólogo em radiologia encontrar situações em que pacientes que sofreram traumas graves necessitem de adaptações no posicionamento...

É muito comum o Tecnólogo em radiologia encontrar situações em que pacientes que sofreram traumas graves necessitem de adaptações no posicionamento e no cuidado durante o exame. Muitas vezes, esses pacientes não podem ser trazidos até o departamento de radiologia para a realização de procedimentos radiográficos. Ou mesmo quando possam ser trazidos à sala de exames radiográficos, entretanto, não possam ser colocados na mesa de exames, e necessitem fazer o exame na maca onde foram posicionados pelo SAMU, por estarem com colar cervical, ou com talas, indicando possíveis fraturas ou deslocamento de membros do corpo. Nesses casos, os pacientes não podem ser removidos para as posições usuais de rotina, necessitando de importante adaptação da angulação do Raio Central (RC) e do posicionamento do receptor de imagem (filme radiográfico).

 

Após a leitura do texto introdutório, analise as assertivas a seguir:

 

I - Na maioria das vezes, as incidências são obtidas com o paciente na posição em decúbito dorsal, exigindo o uso de grades estacionárias para as adaptações laterais. Evitar o corte de grade é um desafio nas radiografias móveis e do trauma, devido às adaptações exigidas no alinhamento do RC.

II - A radiografia do trauma pode ser realizada tanto em equipamento convencional como em equipamentos móveis ou portáteis, que são trazidos até a sala de emergência, ao leito do paciente ou a sala de cirurgia para procedimentos cirúrgicos.

III - Nas radiografias de trauma, a preferência por duas incidências com 90º entre si e alinhamento verdadeiro do RC - parte-filme se dá através da incidência verdadeira AP ou PA e a verdadeira lateral, obtida virando a parte do corpo ou angulando o RC e o filme conforme adaptação necessária da posição ao trauma.

Após a análise das assertivas, assinale a única alternativa correta:


Alternativas:

  • a)Somente a assertiva I é uma afirmação verdadeira.
  • b)Somente a assertiva II é uma afirmação verdadeira.
  • c)Somente a assertiva III é uma afirmação verdadeira.
  • d)As assertivas I, II e III são assertivas verdadeiras.
  • e)As assertivas I e II são assertivas verdadeiras.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) As assertivas I e II são assertivas verdadeiras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais