Buscar

5. Absorção é a transferência de um fármaco do seu local de administração para a corrente sanguínea. A velocidade e a eficiência da absorção depend...

5. Absorção é a transferência de um fármaco do seu local de administração para a corrente sanguínea. A velocidade e a eficiência da absorção dependem de alguns fatores. Assim, para que um fármaco seja absorvido pelo corpo animal e possa se distribuir pelos líquidos corporais, é preciso transpor membranas celulares que apresentam como composição __Lipoproteinas, Exemplos: LDL E HDL (complete).

Dessa forma, um composto químico para se difundir através dessas membranas, dependerá de suas propriedades químicas. Com isso, os fármacos, fornecidos por via oral (por exemplo) podem ser absorvidos do Trato Gastrointestinal (TGI) por difusão passiva, difusão facilitada, transporte ativo. Descreva esses tipos de transportes celulares. TRANSPORTE ATIVO: Gasta energia, sai contra o gradiente de concentração.

TRANSPORTE PASSIVO: Não gasta energia, É a favor


Essa pergunta também está no material:

Atv 1-3 VII 23.1 - MAIRA RIBEIRO DA SILVA
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A absorção de um fármaco depende de vários fatores, incluindo a capacidade de atravessar as membranas celulares. No caso das lipoproteínas, como LDL e HDL, elas compõem essas membranas. Quanto aos tipos de transporte celular, temos: 1. Transporte ativo: Nesse tipo de transporte, ocorre o gasto de energia para que o fármaco seja transportado contra o gradiente de concentração, ou seja, do local de menor concentração para o de maior concentração. 2. Transporte passivo: Nesse tipo de transporte, não há gasto de energia, e a movimentação do fármaco ocorre a favor do gradiente de concentração, ou seja, do local de maior concentração para o de menor concentração. Esses são os principais tipos de transporte celular envolvidos na absorção de fármacos pelo organismo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais