Buscar

Leia a afirmativa a seguir: “Luiz Alves de Lima é também catequeta de longa data. [...] Para ele, hoje, o desafio da Igreja é a evangelização do m...

Leia a afirmativa a seguir:

“Luiz Alves de Lima é também catequeta de longa data. [...] Para ele, hoje, o desafio da Igreja é a evangelização do mundo, mesmo em territórios de antiga cristandade, como é o caso também do Brasil [...] Daí a necessidade de repropor a essência do Evangelho, o querigma, o anúncio explícito de Jesus Cristo, pois já está superado o modelo de catequese típico da Igreja da cristandade, quando as famílias e a própria sociedade favoreciam a iniciação à vida cristã. Não existindo mais esse ‘contexto cultural cristão’, é necessário retomar o anúncio explícito do evangelho”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARMO, S.M. Catequese num mundo pós-cristão: estudo do Terceiro Paradigma Catequético formulado por Denis Villepelet. Tese (Doutorado em Teologia) – FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Belo Horizonte, 2013, p. 61.

A partir da leitura da afirmativa dada e dos conteúdos do livro-base Catequese na nova evangelização: temas de catequética sobre o documento Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para Formar Discípulos Missionários (IVC) de 2017, analise as assertivas, marcando V para as asserções verdadeiras e F para as falsas:

I. ( ) Trata-se de um texto com muitas novidades sobre o tema. Seu grande objetivo é manter viva a reflexão e o trabalho de iniciativas em prol de uma catequese catecumenal.
II. ( ) O documento expressa o caminho que a Igreja no Brasil percorre, iluminada pela Palavra de Deus e pelo Documento de Aparecida, aprovado pela V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano, realizada há 10 anos.
III. ( ) Em 2016, Dom José Antonio Peruzzo, presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, fez um esforço para que o tema da iniciação à vida cristã ganhasse novamente o cenário da reflexão pastoral da Igreja no Brasil.
IV. ( ) O documento Iniciação à Vida Cristã: Itinerário para Formar Discípulos Missionários (IVC), surgiu após a Assembleia Geral da CNBB, ocorrida entre os dias 26 de abril e 5 de maio de 2016, na qual o tema central foi a iniciação à vida cristã.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


A F – V – V – F
B V – F – V – F
C F – V – V – V
D V – V – V – F
E V – V – F – F

Essa pergunta também está no material:

Apol Teologia Catequetica 1
11 pág.

Matodologia Catequetica Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta é a alternativa D) V - V - V - F.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais