“O Brasil recebe um ótimo índice de radiação solar, principalmente o Nordeste brasileiro. Os melhores índices estão na região do semiárido, com valores típicos de 200 a 250 W/m2 de potência contínua, o que equivale a 1.752 kWh/m2 a 2.190 kWh/m2 por ano de radiação incidente. Isso coloca o local entre as regiões do mundo com maior potencial de energia solar.”
Fonte: DOS REIS, L. B. Geração de energia elétrica. 3. ed. rev. e ampl. Baureri: Manole, 2017. p. 7. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre geração fotovoltaica, analise as afirmativas a seguir.
I. As células fotovoltaicas são fabricadas com materiais semicondutores. II. Os sistemas fotovoltaicos vêm pré-montados para facilitar o projeto e a instalação. III. As células fotovoltaicas frequentemente são projetadas em formatos arredondados para acomodar a expansão térmica. IV. A perda de rendimento decorrente de poeira e sujeira em um painel fotovoltaico é da ordem de 7%. V. O painel solar consome pouca quantidade de energia para ser fabricado.
I. O sistema elétrico de potência é projetado para desligar a menor área possível em caso de um defeito técnico, para evitar que muitos consumidores permaneçam sem energia por uma condição desnecessária. II. Distúrbios severos em um sistema elétrico de potência podem resultar em saídas de circuitos em cascata e isolamento de áreas, causando graves prejuízos à população. O Sistema Elétrico de Potência, devido a sua robustez e interligação, é imune à saída de grandes geradores de energia do sistema. III. A interconexão do sistema elétrico de potência permite, através de linhas de transmissão, a transferência de energia entre diversas linhas de transmissão, transformando o sistema em redundante até o nível de distribuição. IV. A construção de linhas de transmissão com a finalidade de interligar sistemas elétricos traz benefícios técnicos e econômicos. Desde que haja condições físicas adequadas, a interligação de sistemas possibilita a ajuda mútua entre eles em caso de uma possível emergência. I e III. II e III. II e IV. III e IV.