Buscar

Historicamente, a formação do professor no Brasil teve início no século XIX, com a criação da primeira Escola Normal de formação de professores, no...

Historicamente, a formação do professor no Brasil teve início no século XIX, com a criação da primeira Escola Normal de formação de professores, no Rio de Janeiro. As primeiras Escolas Normais intencionavam uma formação específica, segundo a qual os alunos por elas formados deveriam dominar apenas os conteúdos das disciplinas que ministrariam. Além de criar a Escola Modelo de ensino primário, localizada na Praça da República, na cidade de São Paulo, Caetano de Campos encabeçou a Reforma Paulista da Escola Normal - também conhecida como Reforma da Instrução Pública do Estado de São Paulo (1890) -, pois a Escola Normal era incipiente nos conteúdos para a formação docente. O que essa reforma possibilitou?


a) O aumento de alunos nas salas de aula.
b) A formação de professores de línguas estrangeiras.
c) A inclusão social de pessoas que, outrora, estavam à margem da sociedade.
d) A oferta de intérpretes de Libras nas escolas de educação básica.
e) A utilização de novos métodos de ensino e a formação de professores normalista para a expansão da rede pública estadual.

Essa pergunta também está no material:

políticas educacionais e organização da educação básica unifacvest
6 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Reforma Paulista da Escola Normal, também conhecida como Reforma da Instrução Pública do Estado de São Paulo (1890), possibilitou a utilização de novos métodos de ensino e a formação de professores normalistas para a expansão da rede pública estadual. Portanto, a alternativa correta é a letra E) A utilização de novos métodos de ensino e a formação de professores normalistas para a expansão da rede pública estadual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais