Buscar

Resposta incorreta. C. Elementos como ferro e manganês não causam problemas, mesmo que estejam em excesso na água. A composição química da água e...

Resposta incorreta.


C. Elementos como ferro e manganês não causam problemas, mesmo que estejam em excesso na água. A composição química da água expressa a concentração de íons hidrogênio de uma solução e representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do ambiente aquático. A origem natural ocorre por meio da dissolução de rochas calcárias. O ferro e o manganês são elementos que, em excesso na água, podem acarretar problemas como coloração avermelhada (que se deve ao ferro) ou marrom (oriunda do manganês). A alcalinidade se deve à presença de substâncias comumente encontradas em águas naturais, como bicarbonatos, carbonos e hidróxidos, e é capaz de neutralizar os ácidos. Já a acidez é a capacidade da água em neutralizar íons OH-, ou seja, as bases, portanto é o inverso da alcalinidade, que é a capacidade de neutralizar íons H+.
D. A capacidade de neutralizar bases é denominada alcalinidade. A composição química da água expressa a concentração de íons hidrogênio de uma solução e representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do ambiente aquático. A origem natural ocorre por meio da dissolução de rochas calcárias. O ferro e o manganês são elementos que, em excesso na água, podem acarretar problemas como coloração avermelhada (que se deve ao ferro) ou marrom (oriunda do manganês). A alcalinidade se deve à presença de substâncias comumente encontradas em águas naturais, como bicarbonatos, carbonos e hidróxidos, e é capaz de neutralizar os ácidos. Já a acidez é a capacidade da água em neutralizar íons OH-, ou seja, as bases, portanto é o inverso da alcalinidade, que é a capacidade de neutralizar íons H+.
E. A capacidade da água de neutralizar ácidos recebe o nome de acidez. A composição química da água expressa a concentração de íons hidrogênio de uma solução e representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do ambiente aquático. A origem natural ocorre por meio da dissolução de rochas calcárias. O ferro e o manganês são elementos que, em excesso na água, podem acarretar problemas como coloração avermelhada (que se deve ao ferro) ou marrom (oriunda do manganês). A alcalinidade se deve à presença de substâncias comumente encontradas em águas naturais, como bicarbonatos, carbonos e hidróxidos, e é capaz de neutralizar os ácidos. Já a acidez é a capacidade da água em neutralizar íons OH-, ou seja, as bases, portanto é o inverso da alcalinidade, que é a capacidade de neutralizar íons H+.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios Saneamento
100 pág.

Engenharia Civil EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D. A capacidade de neutralizar bases é denominada alcalinidade. A composição química da água expressa a concentração de íons hidrogênio de uma solução e representa a intensidade das condições ácidas ou alcalinas do ambiente aquático. A origem natural ocorre por meio da dissolução de rochas calcárias. O ferro e o manganês são elementos que, em excesso na água, podem acarretar problemas como coloração avermelhada (que se deve ao ferro) ou marrom (oriunda do manganês). A alcalinidade se deve à presença de substâncias comumente encontradas em águas naturais, como bicarbonatos, carbonatos e hidróxidos, e é capaz de neutralizar os ácidos. Já a acidez é a capacidade da água em neutralizar íons OH-, ou seja, as bases, portanto é o inverso da alcalinidade, que é a capacidade de neutralizar íons H+.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais