Buscar

Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o re...

Os atos de improbidade administrativa importarão a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível. Considerando o alcance da Lei n° 8.429/1997 sobre a atuação do policial durante o cumprimento de suas atribuições, Julgue cada item abaixo:


I - Uma vez colhido os elementos de autoria e materialidade, cabe ao Ministério Público promover a denúncia do policial que praticar o crime de improbidade administrativa, dentro do prazo de 05 (cinco) dias.
II - O ato de improbidade administrativa é classificado como um ilícito penal, podendo constituir infração disciplinar, se previsto no regime jurídico do servidor.
III - Constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade.
IV - Constitui ato de improbidade administrativa retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
V - Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

Essa pergunta também está no material:

prova aspctos juridicos da atuação policial
108 pág.

Aspectos Jurídicos da Atuação Policial Va Faculdade La SalleFaculdade La Salle

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

I - Errado. O prazo para o Ministério Público promover a denúncia do policial que praticar o crime de improbidade administrativa é de até 30 dias, de acordo com a Lei n° 8.429/1997. II - Errado. O ato de improbidade administrativa não é classificado como um ilícito penal, mas sim como um ilícito civil. No entanto, pode constituir infração disciplinar se previsto no regime jurídico do servidor. III - Correto. Constitui ato de improbidade administrativa, importando enriquecimento ilícito, auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade. IV - Correto. Constitui ato de improbidade administrativa retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. V - Correto. Qualquer pessoa pode representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais