Buscar

Considere a leitura e interpretação da música Sampa, de Caetano Veloso: "Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto Chamei de mau gost...

Considere a leitura e interpretação da música Sampa, de Caetano Veloso:

"Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto

Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto

É que Narciso acha feio o que não é espelho

E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho

Nada do que não era antes quando não somos mutantes"

A letra da música acima traz reflexões que podem ser, dialogicamente, relacionada ao modo como a vida social é engendrada a partir normatizações, que classificam o que é "normal" e o que não é "normal"; em outros termos, a dificuldade de entender as singularidades e particularidades culturais assim como dos indivíduos levam a processos de desigualdades, intolerâncias e as demais discriminações correlatas.

Considere seus saberes sobre este assunto e avalie as afirmativas:

I - A expressão "Narciso acha feio o que não é espelho" diz sobre a dificuldade, socialmente construída, de operacionalizar os instrumentos da diversidade cultural porque "aquilo" que não atende às exigências de padrões estabelecidos, são excluídos.

II - O etnocentrismo, essas lentes desenvolvidas sobre a vida social, indefere a diferença legítima que existe entre as diversas populações e com isso geram processos de discriminação.

III - A lente etnocêntrica é responsável, em outros aspectos, pela formação de estruturas sociais que não viabilizam o reconhecimento das existências na diferença e na diversidade. 

É correto o que se afirmar APENAS em:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da leitura e interpretação da música "Sampa" de Caetano Veloso, podemos relacionar as reflexões presentes na letra com a forma como a vida social é engendrada a partir de normatizações que classificam o que é considerado "normal" e o que não é. Isso pode levar a processos de desigualdades, intolerâncias e discriminações. Agora, avaliando as afirmativas apresentadas: I - A expressão "Narciso acha feio o que não é espelho" diz sobre a dificuldade, socialmente construída, de operacionalizar os instrumentos da diversidade cultural porque "aquilo" que não atende às exigências de padrões estabelecidos, são excluídos. II - O etnocentrismo, essas lentes desenvolvidas sobre a vida social, indefere a diferença legítima que existe entre as diversas populações e com isso geram processos de discriminação. III - A lente etnocêntrica é responsável, em outros aspectos, pela formação de estruturas sociais que não viabilizam o reconhecimento das existências na diferença e na diversidade. Agora, vamos analisar cada afirmativa: I - Correta. A expressão "Narciso acha feio o que não é espelho" faz referência à dificuldade de aceitar e valorizar a diversidade cultural, excluindo aquilo que não se enquadra nos padrões estabelecidos. II - Correta. O etnocentrismo, ao considerar apenas a perspectiva de um grupo cultural como superior e desvalorizar as diferenças legítimas, contribui para a geração de processos de discriminação. III - Correta. A lente etnocêntrica, ao não reconhecer e valorizar as existências na diferença e na diversidade, contribui para a formação de estruturas sociais que não promovem a inclusão e o respeito às singularidades. Portanto, a resposta correta é: I, II e III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais